Semana Da Música – Músicas De Ontem, De Hoje E De Sempre

Músicas para crianças

Músicas para crianças

A música ajuda no desenvolvimento infantil. No dia 16 de novembro inicia a semana da música. A música vem nos acompanhando ao longo dos anos e desde pequenos temos contato com essa musicalidade e ritmos quando a nossa mãe nos cantava as conhecidas canções de ninar.

Na semana da música mostre para seu filho os cantores que fizeram parte de sua infância e o incentive a ouvir músicas de acordo com a faixa etária adequada para ele.

Os professores podem usar a música para ensinar criando e utilizando as já existentes vinculando-as ao aprendizado formal, como por exemplo músicas lúdicas em inglês ou espanhol, que incentivem o raciocínio lógico como aquelas que utilizam a matemática e até mesmo trocadilhos, melhorando a pronúncia das palavras.

Na semana da música o folclore e cantigas de roda devem ganhar espaço pois ensinam para as crianças outras culturas de outras regiões de nosso país e, em alguns casos, de outros países. Cada uma com sua particularidade sonora, rítmica e com coreografias acompanhando.

A música desenvolve o raciocínio, a memória, o uso da atividade lúdica e a criatividade. Em algumas como, por exemplo, as músicas da cantora Xuxa, direcionadas para a primeira infância, as coreografias desenvolvem a coordenação motora, autodisciplina, consciência rítmica, a atenção e a memória, desempenhando importante papel na vida recreativa da criança.

Antigamente, os cantores infantis faziam mais sucesso do que atualmente e a oferta era muito maior. Cantores infantis como Bozo, Xuxa, Patati & Patatá, Sandy & Junior, Angélica, Mara Marvilha, Eliana e Balão Mágico fizeram parte de nossa infância e podem fazer parte da do seu filho também.

A cantora Xuxa possui uma coleção de CD’s e DVD’s direcionados para a primeira infância. A dupla de palhaços Patati & Patatá atualmente fazem apresentações em escolas de primeira infância e seus CD’s são facilmente encontrados nas lojas. Além de um repertório novo, os antigos são facilmente encontrados em CD’s a venda nas lojas ou na internet.

Priscila e Yudi são apresentadores infantis e possuem CD’s com músicas e histórias narradas e cantadas por eles.

Para os pais roqueiros e alternativos, existe uma coleção de CD’s dos artistas Pink Floyd, Rolling Stones, Elvys Presley, U2 e Madonna direcionados para bebês.
Existem também CD’s de músicas clássicas direcionadas para mentes em desenvolvimento.

Na semana da música mostre para as crianças músicas de qualidade, divertidas e que ajudarão no seu desenvolvimento. Tenha uma semana divertida ao lado do seu filho e aumente o repertório musical dele com músicas folclóricas, cantigas de roda e tudo mais que representa a sua infância e que você gostaria que fizesse parte da dele.