Self Storage – Entenda Mais Sobre Armazenamento Aqui

O termo Self Storage é em inglês, mas o serviço está em expansão no mercado brasileiro; em português significa “auto-serviço de armazenagem”. E o que seria? Trata-se de um conceito de armazenagem que traz soluções para a falta de espaço, uma vez que a locação de compartimentos de diferentes tamanhos é disponibilizada ao cliente, que necessita guardar desde pequenos arquivos empresariais, como documentos, até grandes mobílias.

História do Self Storage:

O Self Storage surgiu nos Estados Unidos nos anos 1950 com o intuito de oferecer mais espaço para as pessoas físicas e jurídicas; hoje o serviço já faz parte do cotidiano do norte-americano. Nos anos 1960 o Self Storage migrou para a Austrália, nos anos 1980 instalou-se na Europa e, na década de 1990, chegou ao Brasil.

Diferentemente dos Estados Unidos, o mercado self storage no Brasil ainda está em fase de crescimento; já existem algumas empresas espalhadas pelo país e a maior concentração está na região Sudeste, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

O serviço de Armazenamento:

O Self Storage, como já citado, tem o objetivo de oferecer mais espaço para as pessoas e empresas. O serviço consiste no aluguel de um compartimento, popularmente conhecido como box, que possui tamanhos diferenciados para alocar adequadamente os produtos.

O Self Storage é voltado para empresas que precisam Armazenar Arquivos, estoques e documentos, e para pessoas que desejam estocar a mobília, por causa de uma longa viagem, reforma da casa ou uma mudança; o armazenamento pode ser temporário ou em longo prazo.

Neste tipo de compartimento é proibido guardar produtos perecíveis, inflamáveis, fermentáveis, além de dinheiro, jóias, metais preciosos, softwares, certidões, registros e documentos com alto valor econômico, por exemplo.

O serviço oferece algumas vantagens ao cliente que compreende o tripé: flexibilidade, limpeza e Segurança de Armazenagem. As empresas de Self Storage disponibilizam carrinho para transporte da carga, chave individual para o inquilino, facilidade para manuseio do box e, principalmente, segurança 24 horas, devido a presença de câmeras, alarmes e liberdade somente ao cliente para acessar o conteúdo.

Para não ser enganado, o importante no momento da contratação é verificar as condições e as facilidades que as empresas dispõem, para que o serviço seja de qualidade.