Seladoras para Todo o Tipo de Necessidade

As máquinas seladoras são necessárias em diferentes áreas e por essa razão é preciso escolher aquela que mais se adéqua ao produto que será embalado. Há modelos para uso domiciliar em comércio e industrial, com tamanhos e acessórios que atendem diferentes necessidades. Com uma seladora é possível, por exemplo, embalar a vácuo um determinado alimento, aumentando sua vida útil. Conheça as principais categorias e como escolher a mais interessante.

Domésticas

Seladora de embalagens domésticaUma seladora doméstica é indicada para embalar alimentos, inclusive, a vácuo, facilitando a vida das pessoas e preservando a qualidade de frutas, verduras, carnes, grãos e outros. É possível conservar o que sobrou do almoço, por exemplo, o lanche ou marmita. Depois é só desembalar e esquentar, de maneira fácil e rápida. Há modelos automáticos e manuais, com funcionamento simples. Basta ler o manual e selar. Esses modelos podem usar refil padrão ou rolo de papel filme encontrado em lojas especializadas.

Profissionais

As seladoras profissionais são indicadas para estabelecimentos comerciais e também podem ter diferentes dimensões. A maioria delas é automática em que a máquina faz quase todo o trabalho, retirando o ar (quando necessário) e fechando de maneira rápida e sem vazar. O diferencial deste modelo é o controle de vácuo, presente em muitos modelos e o sistema de resfriamento automático. Os modelos são indicados para uso comercial devido o sistema de temporização. Com uma estrutura segura, as máquinas seladoras profissionais podem ter ou não bancada

Industriais

Máquina seladora semiautomática

A seladora à vácuo industrial é direcionada a diferentes nichos e possuem características específicas. Elas podem apresentar balcão ou bancada, de acordo com o produto que for selado. Pode apresentar também uma ou mais barras de solda, como são chamados os selos para fechar a embalagem. Os modelos podem ou não selar a vácuo, apresentando reguladores para determinar a quantidade de ar que estará presente dentro da embalagem. Os preços também são variados, conforme as funções, tipo de bancada e dimensões.

Outras máquinas industriais podem embalar líquidos de forma segura, ideais para diferentes produtos em mais de uma escala, com controladores e termostato, que permitem mais de uma barra de selo, dessa forma nada irá vazar. Esses modelos podem embalar tanto líquidos alimentícios quanto produtos químicos. Há também modelos para bandejas, que moldam com um molde ideal para o produto.

Como escolher a máquina seladora

A escolha da seladora deve ser feita de acordo com o produto, levando em consideração o tamanho e qual será sua aplicabilidade. Se for uma para uso domiciliar, o ideal são as máquinas menores e utilizam papel filme para selar. Fácil de encontrar e usar, essas máquinas podem selar diferentes produtos e ajudam bastante em casa. Os modelos comerciais devem ser escolhidos com mais cautela e o profissional que irá fazer o uso, deve ler o manual e entender como funciona a máquina. Existem modelos que não podem ser usados durante períodos muito longos e por isso ler o manual é de grande importância antes mesmo de fazê-la funcionar. Os modelos industriais são os mais caros e por isso a atenção deve ser redobrada. Se possível solicite a presença de um consultor para ajudar na escolha da máquina, que também deve ser operada por um profissional capacitado.