Segurança em Obras

Em um canteiro de obras é necessário sempre manter o ambiente seguro para os trabalhadores, levando em consideração uma gama de medidas. Dessa forma os operários não colocam em risco sua saúde e segurança. As medidas vão além de instalação de redes de proteção e o uso de capacete. Tanto as empresas quanto os operários devem estar atentos as condições do lugar e quais as possibilidades, saiba mais.

Plataformas

Muitas obras de edifícios são altas e necessitam de plataformas que precisam estar adequadas as condições do prédio. Elas são obrigatórias a partir do segundo andar em edifícios com mais de quatro metros. Além disso, é obrigatória a instalação de redes de proteção que evita a queda dos operários. É necessário instalar plataformas intermediárias em cada três pavimentos e só podem ser retiradas depois do fechamento do andar. As redes devem ser instaladas entre as extremidades das plataformas, que também só podem ser retiradas após o fechamento do andar. Os operários também devem utilizar cinturão de segurança de acordo com sua função.

Equipamento de proteção individual

EPI

A empresa deve adquirir equipamentos adequados para cada tarefa, com certificação de aprovação, que devem ser fornecidos gratuitamente para os trabalhadores. Eles devem ser treinados periodicamente tanto para o uso quanto armazenamento dos equipamentos, que devem ser substituídos quando estiverem desgastados, ou danificados. Os trabalhadores, por sua vez, devem usar os equipamentos de segurança sempre, conforme sua tarefa, zelando por sua guarda e conservação. O equipamento é de uso exclusivo e quando for perdido deve ser solicitado um novo imediatamente.

Instalações elétricas

Para a realização da instalação de rede elétrica deve ser realizada por profissional qualificado e supervisionado por um profissional habilitado. Todo o quadro de força e demais tomadas devem possuir proteção contra intempéries e a fiação aterrada, protegida por placas de concreto, além de fusíveis com capacidade superior a da capacidade de fiação.

Limpeza e organização

Um canteiro de obra organizado torna o trabalho mais ágil e rápido, reduzindo a distância entre a estocagem e o local em que é realizado o trabalho. Manter os materiais organizados, identificados e em locais cobertos e pré – estabelecidos agiliza o trabalho e aproveita o espaço disponível e isso também vale para ferramentas. É importante também sempre retirar os entulhos e sobras de materiais, principalmente em escadas e demais passagens de materiais. Os funcionários responsáveis pela limpeza de entulhos devem usar capacete, luvas, calçado apropriado e máscara descartável.

ConstruçãoEscavações de poços e valas

Antes de realizar uma escavação é necessário verificar a existência de galerias, canalizações de água ou gás e cabos elétricos. O local deve ser inspecionado diariamente, delimitando as áreas que serão escavadas com fitas zebradas e outros delimitadores, dessa forma, será proibido o tráfego de veículos nos locais. A ventilação no local de escavação, com ar filtrado, que torna as condições propícias para a escavação. É obrigatório que os operários utilizem cinturão de segurança, com dupla trava de segurança no sarilho e cabo. É interessante instalar escadas ou rampas, pois caso haja algum problema será necessário o abandono rápido do local, com treinamento específico.

Transporte de materiais

Evitando causar problemas a saúde do trabalhador, é necessário medidas até mesmo para o transporte de cargas e materiais. Quando for levantar algum objetivo, o ideal é agachar e manter a coluna ereta, com os pés afastados. A carga deve ficar próximo ao tronco e o trabalhador realizar força nas pernas, evitando problemas na coluna. Quando o peso for superior a 23 quilos, o material deve ser carregado por dois ou mais operários, levando em consideração suas limitações. Os carros para transportar os materiais devem possuir rodas adequadas ao piso, com sistema de travas para que o trabalhador não perca o controle na hora de parar o carrinho. Além disso, os pneus devem estar calibrados e roldanas sempre engraxadas.

Já o transporte mecanizado deve ser feito apenas por profissionais qualificados. No caso da cabina do elevador é necessário que ela esteja sempre bem conservada, em boas condições e com placa que indica a carga permitida. É importante instalar torres para cargas, distante das redes elétricas ou mesmo isoladas, de acordo com as normas da concessionária local. Cada uma delas deve estar instalada a uma distância de 4,00m (quatro metros) entre a viga superior e o topo da torre. Também é importante manter o aterramento elétrico da torre e guincho do elevador, revestir as torres com tela ou material similar, além de realizar a manutenção com frequência.

Com essas medidas dificilmente acontecerá algum acidente com trabalhadores e o público próximo ao local onde esteja o canteiro de obra.