Secnidazol – O que é e Para que Serve?

O medicamento Secnidazol é usado para o tratamento de amebíase intestinal de todas as formas, giardíase, tricomoníase e amebíase hepática. Pode ser usado também como uma alternativa terapêutica de vaginoses bacterianas. Sendo um medicamento parasiticida, o Secnidazol possui ação amebicida, giardicida e tricomonicida. Após 3 horas da ingestão da dose sua ação farmacológica máxima já é alcançada.

Secnidazol - Para que serve?

Fórmula do Secnidazol

Secnidazol contém em sua fórmula secnidazol, celulose microcristalina, hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de silício coloidal, amidoglicolato de sódio, polivinilpirrolidona, croscarmelose sódica e estearato de magnésio. O secnidazol é um derivado sintético da série dos nitroimidazólicos é rapidamente absolvido. Sua eliminação é lenta e essencialmente urinária.

Quem não pode tomar Secnidazol

Pacientes que possuem hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a outros derivados imidazólicos, possuem suspeita de gravidez ou estão em aleitamento não devem tomar o medicamento. Durante o tratamento com Secnidazol não deve ser ingerida nenhuma bebida alcoólica e até mesmo 4 dias após o término do tratamento.

Como usar Secnidazol

O uso do Secnidazol deverá ser da seguinte forma: para os pacientes que possuem tricomoníase deverá ser administrada uma única dose de 1000 mg e mesma dose deverá ser ministrada para o cônjuge; para os pacientes com amebíase intestinal e giardíase deverá ser administrada uma dose de 2 comprimidos de 1000 mg e para os pacientes com amebíase hepática deverá ser administrada uma dose de 500 mg, 3 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias. O medicamento é de uso oral e deverá ser administrado durante uma das refeições, de preferência à noite. Os comprimidos de 1000 mg deverão ser tomados em dose única e na impossibilidade em dose única, estes deverão ser ingeridos em intervalo de alguns minutos, não sendo este intervalo maior de 30 minutos para não comprometer a eficácia do tratamento.

Efeitos colaterais

As reações que podem ocorrer com o uso do medicamento são: alteração do paladar, náuseas, epigastralgia, erupções urticariformes, glossites e estomatites, vertigens, parestersias, polineurites, falta de coordenação motora e ataxia, e leucopenia moderada, que é reversível com a suspensão do tratamento. Caso agrave as reações e os sintomas não melhorem é necessário procurar ajuda médica.

O Secnidazol deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15° e 30°, sempre protegido da luz e umidade. Não deve ser tirado de sua embalagem original e sempre ser mantido longe do alcance das crianças. Você faz uso do Secnidazol? Deixe seu comentário!

  • Lucy

    Serve sim eu já utilizei, não para a tricomonas mas o meu médico e pessoas que eu conheço trata com esse medicamento sim.

  • Glauce

    Eu ja tomei este remedio para a ameba. Deu certo, de seis em seis meses preciso tomá-la pois as mesmas voltam sempre.

  • rick

    Eu tenho giardia entao o medico me receitou o secnidazol com o albendazol durante 5 dias para a eliminação dos vermes .

  • tayná

    gostaria de saber se este medicamento faz a menstruação cessar, desde que tomei, a menstruação não veio mais, isso já tem mais de um mês e não estou grávida pois sou virgem.

  • danielle

    olá, comecei com coceiras e vermelhidão logo após a relação sexual com o meu marido, já tomei fluconazol e usei creme vaginal tinidazol com nitrato de miconazol mas não resolveu muito porque ainda estou com um pouco de coceira,por isso estou preocupada gostaria de saber se eu tomar o secnidazol e usar um creme kolpitrat será que vai resolver o meu caso?

    • vinicius

      claro que sim, não esqueça que o seu marido deve tomar também…..

      • KEILLISON

        OI BOA NOITE RESOLVE SIM DANIELLE, SOU KEILLISON GRADUADO EM GINECOLOGIA, A NÃO ESQUEÇA SEU MARIDO TAMBÉM TEM Q TOMAR SECNIDAZOL…

        • Lara

          Eu já usei milhões de cremes (Gynopletil, fentizol (mas fiquei menstruada), gino icaden e agora gino canesten), melhorou mas não ficou 100% e tomei fluconazol e nizoral. Não sei mais o que fazer. Estou desesperada. Vc pode me ajudar?

    • Karine

      É sempre interessante fazer exames para verificar qual o seu real problema.
      Às vezes, vc até se medica por conta própria, a coisa parece dar resultado (melhora aparentemente), mas o problema permanece. O médico às vezes receita logo um medicamento pra vc a fim não apenas de tratar, mas tb de prevenir que o problema se torne ainda maior; mas isso às vezes pode mascarar o resultado dos exames. Por isso, sempre agilize e peça exames ao médico, para ter o diagnóstico correto em mãos.

      Karine
      Graduanda em fármacia

    • cleber

      vc pode tomar secnidazol ou tinidazol mas é bom vc procurar seu ginecologista e pedir azitromicina ele é bem eficaz no tratamento de certas doenças sexualmente transmissíveis o secnidazol ou tinidazol é importante que vc e seu marido tomem juntos pois a bactéria é resistente e se não for eliminada pelos dois ela volta e o medicamento perde seu efeito pois as bactérias voltam ainda mais forte.

    • ruti jardim

      este comprimido é muito bom so usei ele e resolvel estava com uma coceira e cheiro fortee tambem saia muito corrimento na vagina so tomei os dois e sumiu não tive mais encomodo pode usar que é otimo

  • CRISTINA

    DEPOIS QUE URINO SINTO UMA COCEIRA NO CANAL DA URINA A MEDICA ME PASSOU ESTE SCNIDAZOL VAMOS VER SE FUNCIONA DEPOIS AVISO VCS BEIJOS…

  • Liane

    Dani e sempre bom vc ser examinada por uma gineco logista tem casais que tem esses problemas,eu ja passei por isso e fui clinicada e tomei a dose do casal fluconazol e tambem usei o creme vag.talsuntin esse creme e o melhor do Brasil.pra esses fungos sumirem voces 2 terao que se tratar direitinho ,e diga pra ele usar sempre preservativo fora do casamento se esse for o caso.

  • ellen

    estou com muita inflamação,ja usei vários remedios!mas ñ adiantou, meu medico passou secfar,vamos ver se vai resolver!

  • roger

    no meu exame deu uretrite e no da minha esposa deu gardilnerella vargilalis o medico passou esse secnidazol mas faz 12 dias que tomei e ainda estou com os sintomas ele disse que e pra me repetir a dose com 21 dias sera que vai resolver

  • Assis

    tomei este medicamento pq a médica da minha namora mandou mais nem sei pq serve, unica coisa q sei ele amarga pra caramba.

    • Karine

      Quando tiver alguma dúvida sobre o mecanismo de ação de qualquer medicamento, consulte o farmacêutico.
      A bula informa algumas coisas, mas não traz detalhes sobre a ação do medicamento.
      Por exemplo, o capitopril é um medicamento inibidor da ECA (Enzima Conversora de Angiotensina). Essa informação vc encontra na bula, mas o processo fisiológico em que essa enzima está envolvida vc pode conhecer ao consultar um farmacêutico.
      Não vou te explicar qual o modo de ação de secnidazol pq ainda não estudei sobre ele.
      Ninguém melhor do que o farmacêutico pra tirar suas dúvidas.
      Medicamento é a nossa especialidade!

      Karine
      Graduanda em farmácia

      • Katiane

        ????

  • sisi

    vou tomar esse remedio tambem mais a dr nao passou p o meu marido,ele tem que tomar?

    • EUGENIO

      SIM OS DOIS TEM QUE TOMAR, E RESPEITAR O TRATAMENTO NÃO TENDO RELAÇÃO POR PELO MENOS UMA SEMANA. EU E MINHA ESPOSA TOMAMOS E FOI BOM. ACONSELHO.

  • rita

    meu resultado deu amebiase,tomei o secnidazol, com quanto tempo ele mata as verminoses? grata

  • taty

    eu estava com coceira grande no canal da vagina o medico passou sicnidazol em uma hora resolveu meu problema. eu nao aguentava mais muito bom

  • josi

    tenho medo de tomar esse medicamento pq tenho TRAUMA E PAVOR DE LOMBRIGAS!!
    Queria saber se esse remedio faz com q as vermes saiam trituradas?

  • Camila

    Estamos em tratamento eu e meu esposo ,fiz a citologia deu candida SP, fiquei louca de preoculpacao .Estou usando tb a nistantina resolve? O medico me receitou 3 tubos de nistantina , secnidazol, metronidazol tudo isso.Estou preoculpada p q era p meu marido tomar em dose unica e ele esqueceu e tomou um e depois de uma meia hora tomou o outro comp. tem algum problema?

  • DANI

    estou gravida..meu marido esta tomando esses remedio para vermes…posso ter relação sexual com ele normalmente?..

  • SILVANA

    Estou amamentando, posso tomar o secnidazol? Caso não possa, por quanto tempo tenho que interromper a amamentação?

    • cleber

      vc pode voltar a amamentar depois do terceiro dia após o fim do tratamento

  • Dani

    Gente fiz um exame. A Dr. me passou esse remédio Secnidazol, pediu para eu tomar 4 comprimidos, e depois de 10 dias mais 4. Porque essa forma de dias? E porque 4 de uma vez? Vi um video, em que 2 pessoas tomaram Secnidazol 510mg e morreram. Pq? obrigada =D

  • Vera Paula

    Olá,

    Meu marido e eu tomamos o medicamento secnidazol ontem, dois comprimidos em uma unica dose e nos deu muita molesa e sono. Fomos nos deitar e no dia seguinte (hoje) estamos muito enjuados um pouco mole ainda. O que devemos fazer, procurar um pronto socorro? estarei aguardando contato.

    Obrigada!

  • vania

    me ajude estou com coceira na vagina estou tomando secnidazol e usando um creme anti fungos. Será q vai resolver?

  • Tony Rafael

    Boa Noite;
    Gostaria De Saber…Após Ter Feito Um Exame De Fezes Meu Medico Constatou No Resultado Da 1º e 2º Amostra Que Estou Com Cistos De Giardia Intestinalis,e, na 3º Amostra Cistos Endolimax Nana e Cistos Entamoeba Histolytica.
    Mim Passou Para Tratamento Secnidazol 1000 mg Dose única;

    Mas Agora Estou Sentindo Algo Proximo A Garganta Como Se Estivesse Ingerido Algo Grande E Tivesse Entalada.Não Estou Mim Sentindo Bem;

    Posso Repetir A Dose?
    Tenho Um Companheiro Ele Deve Tomar Também?

  • cleber

    gente outra coisa que vcs tem que ter muito cuidado principalmente os homens que estão mais expostos pois nós homens tocamos o órgão genital diretamente isso faz com que as bactérias peguem com mais facilidade, e as mulheres cuidado com os vasos sanitários e também não deixar roupas intimas molhadas pois elas criam um tipo de fungo mito perigoso para vc mulher bjs do vosso amigo cleber farias

  • flávia

    Olá bom dia tomei ontem a noite o secnidazol. pensa em um remedio ruim.. mas esse ruim é que cura. a medica me passou ele so pq eu disse que tava com uma coceira vaginal e meu corrimento vinha amarelado, pois o remedio foi indicado no tratamento em dose unica. ja é a segunda vez que tomo e usei a pasta vaginal metronidazol. o secnidazol e usado pra tomar em dose unica comprimido 1000mg. ela me passou 2, um pra mim e outra p meu marido. aconselho qualquer pessoa tomar pois é otimo!! 1 caixa vem com dois comprimidos e vc tem que tomar os dois em dose unica. como o comprimido e grande tome primeiro um e depois vc toma o outro antes de 30 minutos e ja a outra caixa que vem com dois comprimidos também de para seu parceiro tomar e dara resultados!! beijitos e até a próxima….

  • Ermes Andrade

    Tomei secnidazol para tratamento de amebíase, que foi resolvido.

    Por outro lado percebi que, após tomar o secnidazol, minha polipose nasal reduziu, como se seu tivesse ingerido uma dose alta de corticoide. Alguem ja possou por isso?

  • Boa Noite! Tomei o secnidazol domingo a noite e meu namorado também, gostaria de saber em quantos dias ele fará efeito, ou se é muito relativo, de pessoa pra pessoa? bjo

  • anny

    Eu estou sentindo os mesmos sintomas.e nunca fui no ginocologista’..mas antes vou tomar Secnidazol…

  • klei

    Como deve ser tomado de quantas e quantas horas?