Saiba o que é SRP e como funciona

SRP, é a sigla para Sistema de Registro de Preços, que é  um processo muito utilizado pelo governo e também por alguns orgãos privados.

O que é Registro de Preços?

Registro de Preços é um processo de licitação para a aquisição de bens e/ou serviços. Ele funciona na forma de concorrência, onde as empresas que estão participando, registram os seus bens em uma ata de registro de preços e entram em uma espécie de leilão, só que ao invés de irem aumentando os preços, eles diminuem e o orgão escolhe o que lhe é mais conveniente.

A grande diferença do SRP, para a forma mais tradicional está basicamente na forma de contratação, que pode ser “na hora” ou posteriormente. Lembrando que essa contratação deve ocorrer antes da data de validade da ata expire.

Vantagens do Registro de Preço

O Registro de Preços tem duas vantagens primordiais: Tempo e Dinheiro. O SRP demora bem menos pois, geralmente acontece apenas uma licitação, diferentemente do outro processo, onde cada orgão vazia o seu. Além disso as empresas que participam desse tipo de processo, diminuem o máximo possível o preço para o orgão aderir a ata dela.

Todo o processo de registro de preços é regido pela Legislação de Registro de Preços, que tem vários decretos.