Saiba mais Sobre o Fascite Plantar

Muitas são as causas e o tratamento requer cuidados!

A nossa sola do pé possui um tecido que chamamos de fáscia plantar (aponeurose) uma membrana fibrosa que vai do calcanhar até os dedos formando uma espécie de leque, esse tecido é denso e forma o arco do pé. Quando ocorre um processo inflamatório nessa região nós chamamos de Fascite Plantar.

Fasceite Plantar

Fasceite Plantar

A Fascite Plantar é uma das patologias ortopédicas mais comuns na região dos pés, acometendo em maior numero o sexo masculino.

A inflamação ocorre por estresses repetitivos na região da fáscia, suas causas são muito variadas, ela pode ocorrer por excesso de peso, formato dos pés (pé chato ou pé cavo), pisada errada, uso de sapatos indevidos, profissionais que trabalham muito tempo em  pé e ainda mais comum  nos esportes como corrida.

O principal sintoma da Fascite Plantar é a dor, muitas vezes incapacitante,  principalmente  nas primeiras horas do dia, em alguns casos pode vir acompanhado de calor na região e edema.Muitos pacientes relatam situações que antecedem  a fascite plantar, como a prática de atividades físicas que não estavam  habituados ou mudanças de calçados. Importante ressaltar que a Fascite Plantar pode estar ligada ao Esporão Calcâneo que é outra patologia ortopedia da região do pé(calcanhar).Por isso, a história clinica da doença deve ser bem colhida durante a avaliação e algumas situações que levaram a lesão devem  ser evitadas.

Para tratamento o primeiro passo é o alivio da dor, com alongamentos, o TENS que auxilia na diminuição da dor, o uso do ultasom  para acelerar  o processo inflamatório, o uso de palmilhas especiais onde os profissional vai avaliar a palmilha especifica para o tipo de pisada de cada paciente, bandagens funcionais utilizando método Mulligan e McConnell que são bandagens inelásticas e a Kinesio Tape, uma bandagem elástica que da suporte aos tecidos moles sem tirar sua função; hoje muito utilizada em atletas de auto rendimento  e orteses noturnas.

Com a melhora do quadro o foco deve ser fortalecimento e correção da pisada. A Physioterapia e Consultórios têm profissionais especializados para avaliar e tratar seus pacientes utilizando os recursos mais atuais em saúde.