Saiba Mais Sobre Gravação de DVDs

Gravação de DVD

DVD´s

Atualmente, uma das tendências mais adotadas no que respeita à conservação de arquivos digitais consiste na gravação de DVDs, que permitem que os mesmos se mantenham impecáveis durante mais tempo. A gravação de DVDs é sobretudo realizada a partir do computador, uma vez que a falta de espaço no disco (proporcionada pelo acúmulo contínuo de informação) é um problema que afeta muitas pessoas e, assim, a gravação neste suporte permite a sua preservação e proteção contra eventuais erros e danos.

Saiba mais sobre este método eficaz para manter seus documentos filmes, músicas e fotografias em segurança.

DVDs – Vários tipos para diferentes finalidades

De acordo com o objetivo pretendido, existem atualmente no mercado diversos tipos de DVDs. É importante que conheça as suas diferenças para fazer uma escolha acertada e evitar problemas com o conteúdo que se deseja gravar.

  • DVD-R e DVD+R: por norma, esses são os DVDs mais utilizados, uma vez que possuem compatibilidade com a generalidade dos leitores e gravadores. A sua gravação é única (ou seja, ocorre só uma vez) e a sua capacidade encontra-se avaliada em 4,7 GB.
  • DVD-RW e DVD+RW: este tipo de DVDs permite que gravar, apagar e voltar a gravar os dados e informações pretendidas várias vezes sem prejuízo. A sua capacidade é de 4,7 GB.
  • DVDR DL: Estes DVDs dual layer executam as mesmas funções dos DVD-R e DVD+R, embora a gravação possa ser realizada em duas camadas – fato que origina uma maior capacidade de armazenamento de dados, estimada entre 9,4 e 17 GB.
  • DVD-RAM: neste tipo de DVDs é possível gravar e regravar os conteúdos desejos até cem mil vezes; além disso, este dispositivo permite também que se possa proceder à leitura e gravação das informações ao mesmo tempo (time shift), tornando essas tarefas menos demoradas.

Softwares de gravação

Além da escolha do tipo de DVD que vai utilizar – e que deve ser compatível com as características do seu computador e do respetivo sistema operativo –, é importante nomear escolher também o software a utilizar nessa mesma tarefa. De entre a oferta disponível no mercado, é possível mencionar o BurnAware, Easy Media Creator e o Nero, sendo que estes programas permitem fazer cópias de DVDs em qualquer formato, além de proceder à conversão de arquivos audiovisuais e à criação de discos de cópia.