Saiba Como Se Comportar No Ambiente De Trabalho

Diante da crescente competitividade no mercado de trabalho, ter uma postura profissional constitui um grande diferencial para profissionais que buscam o caminho do sucesso. E segundo muitos especialistas, ter uma boa postura profissional é tão importante quanto ser especialista no que faz. Afinal de contas, saber se relacionar com o chefe e com os colegas de trabalho é essencial não só para que o trabalho sempre flua bem, mas também possibilita que o profissional seja mais valorizado e até consiga uma promoção.

Veja abaixo algumas dicas importantes de  comportamento no ambiente de trabalho.

1 – Evite a intimidade

Segundo especialistas no assunto, revelar informações pessoais é um risco grande demais. Lembre-se: a empresa é local para se ter colegas apenas. Portanto, evite nas relações profissionais tratar seu patrão com muita intimidade, ou chamar as pessoas de “querida”, “meu bem”, “amor”, etc. Mas seja sempre cordial, e assim não perderá o rumo de sua carreira.

2 –  Cuidado com o mau humor

 

A pessoa  mau humorada  contamina o ambiente de trabalho, tornando-o improdutivo, pois em vez de ir atrás de uma solução e motivar os colegas, ela sempre vê problemas em tudo, reclama e perde tempo. Portanto,  se você amanheceu de mau humor, não desconte nos outros. Não misture as coisas.

3 – Seja pontual

 

Quem não é pontual tem baixo rendimento,  prejudicando assim a empresa inteira. E por melhor que seja o profissional, chegar atrasado no trabalho gera, além de desconfiança, a falta de credibilidade, restringindo assim a sua ascensão dentro da empresa.

4 –  Fale o mínimo possível

É falar pouco, saber “o que” e “como” fazer aquilo para que você foi contratado. Outra dica   importante é você  aprender a escutar os outros sem se distrair durante uma conversa.

5 – Evite brincar e fazer piadas

 

Brincar e fazer piadinhas em horas impróprias pode tirar a concentração de um colega, prejudicando-o. Sem contar que você pode até adquirir a reputação de palhaço da empresa, perdendo assim a sua credibilidade. Isso significa dizer que o bom profissional é aquele que sabe o momento certo para alguns tipos de brincadeiras.

6 – Vestimenta

A vestimenta deve sempre ser condizente com o ambiente de trabalho. Ela deve ser a mais discreta possível, com pouco modismo.

7 – Limpeza

É importante você  cuidar  do local onde trabalha. Tudo o que for seu deve estar limpo e organizado. Por exemplo: manter limpa a sua mesa e  jogar o lixo no local adequado são atitudes simples que ajudam a manter o ambiente limpo e mais harmonioso. Além do mais, um ambiente limpo pode estimular a cooperação e o rendimento de todos.

Todas essas dicas são importantíssimas para que você saiba como se comportar no ambiente de  trabalho,  e seja mais valorizado. E acima de tudo, permitirá que você tenha mais chances de manter o seu emprego nestes tempos de turbulência econômica.