Saiba Como Dirigir Com Segurança À Noite

Já é consenso entre os motoristas – incluindo aqueles que têm uma visão saudável – que dirigir à noite é uma tarefa um tanto complicada. E não é à toa que muitos motoristas afirmam que só dirigem à noite em casos de extrema necessidade.

Dirigir a noite com segurança

Dirigir à noite com segurança

E o receio se justifica: em situações de pouca luminosidade, a nossa capacidade de enxergar é reduzida em até 30%, e com isso também perdemos com facilidade a noção de distância e profundidade, interferindo na percepção de um obstáculo qualquer.  Soma-se a isso a iluminação pública precária, o ofuscamento causado pelos faróis dos outros veículos, a proliferação de buracos nas estradas e o desrespeito às leis de trânsito.

7 dicas para dirigir com segurança à noite

1. Regule periodicamente os faróis do seu veiculo. Os faróis regulados possibilitam uma boa visão noturna e não ofuscam os demais motoristas.

2. Só use o farol alto quando for necessário. Quando cruzar com outro veiculo em sentido contrário, use farol baixo.

3. Em hipótese alguma dirija com sono. Se o sono chegar enquanto estiver dirigindo, pare e descanse num local seguro.  Mas caso esteja acompanhado de outro motorista, deixe-o levar o veiculo.

4. E se for mesmo necessário dirigir à noite, procure não dirigir por mais de 2 horas seguidas.

5. Reduza a velocidade quando estiver trafegando por estradas desconhecidas e pouco iluminadas. Faça uso do farol alto.

6. Quando houver ofuscamento causado pelo retrovisor interno, mude-o para a posição escura.  Muitos veículos modernos dispõem desse recurso.

7. Tente sempre se orientar pela sinalização horizontal ( na pista ).

Portanto, essas são algumas dicas simples, porém indispensáveis para qualquer motorista dirigir com mais segurança à noite. Afinal, a vida humana é, com efeito, o bem mais precioso que possuímos, e precisamos preservá-la.