Ruídos e o Sono – Prejuízo para Qualidade do Repouso

Dicas para dormir corretamente

Ruídos e o Sono

O sono é o momento em que o corpo encontra para se reestruturar depois de um dia de desorganizações, cansaços mentais e outras perturbações. Dessa forma, dormir bem é mais que interessante, é fundamental! Durante o sono a visão é deixada em stand by, ou seja, é como se desligássemos este sentido. Entretanto, para a audição isso não funciona totalmente.

Para ser mais exato, mesmo quando estamos totalmente de repouso e em um sono profundo, não estamos deixando de ouvir. O sistema de audição continua ativo captando 360º, em uma forma de proteção ao sono conta perigos externos. E esse mesmo mecanismo que ajuda, transforma a audição num perturbador, já que o som durante o sono atrapalha a qualidade final do sonho.

Procurar um local calmo é necessário para o sono

Não morar perto de rodovias, viadutos e quaisquer locais com intensa movimentação de automóveis é fundamental. Outra medida importante é evitar ao máximo elementos sonoros dentro do quarto. Quanto mais concentrado neste momento melhor. Ou seja, evitar dispositivos sonoros, equipamentos como ventiladores com alto índice de ruídos e outros sistemas devem combatidos.

Outra situação comum, mas que não faz bem à qualidade final do descanso é, sem dúvidas, dormir ouvindo música. Muitas pessoas esquecem aparelhos ligados ou mesmo só conseguem dormir desta forma, mas deve ser prontamente evitado. Não devemos esquecer, sobretudo que o local do sono também fundamental. Dessa forma, comprar colchões próprios para o seu tipo é fundamental.

Prepare-se para dormir!

Não faça do sono algo supérfluo, prepare-se para dormir, relaxando e criando mecanismo para que o corpo vá relaxando bem até o momento para adormecer. Não fazer ingestão de grandes quantidades de alimentos ou de bebidas à base cafeína ajuda neste processo.