Roncar – Fatores e Possíveis Soluções

O ronco é o ruído produzido por componentes de vibração na garganta. Isto só ocorre durante o sono porque é quando os músculos estão mais relaxados, que é quando esse relaxamento muscular pode inibir a passagem do ar normalmente. São muitas as causas que podem contribuir para o ronco, entre elas:

O hábito de roncar

O hábito de roncar

Peso
Devido a uma vida sedentária, problemas fisiológicos e alimentos muito gordurosos, obesos são as pessoas mais suscetíveis a desenvolver as condições que levam ao ronco. Já era do conhecimento comum que pessoas obesas são mais propensas a roncar que os mais magros. Isto é porque sua garganta tende a ser mais carnuda, criando bloqueios que dificultam a passagem do ar pelas vias aéreas.

Álcool
O colapso dos músculos da garganta devido ao relaxamento é uma causa imediata do problema do ronco. Não é aconselhável tomar qualquer substância alcoólica antes de deitar para evitar qualquer anormalidade nos músculos da garganta.

Fumar
Entre os muitos efeitos indesejáveis do tabagismo no organismo, está a modificação das células da garganta. Esta alteração fará com que o muco aumente para acomodar o fumo e para que a nicotina passe pelo espaço sem causar inflamação. No entanto, devido à liberação anormal de muco, as membranas mucosas da garganta e esôfago vão inchar, causando bloqueios em pequenos vasos dos pulmões e aumentando o atrito entre os músculos da garganta.

Saiba mais sobre o Sono
Há duas etapas cruciais do sono que podem afetar a sua respiração, em geral durante a noite. O estágio um é considerado o estágio em que apenas se adormece. Este estágio é quando o sono é perturbado por qualquer mínimo estímulo. O segundo estágio é o sono REM, ou sono de movimentos oculares rápidos, onde os sonhos ocorrem.

Procure estabelecer bons hábitos de sono para regular a respiração. Tudo que você precisa é de oito horas de sono, portanto, criar o melhor ambiente para que você possa receber todo o descanso que seu corpo necessita.  Dormir com a cabeça em posição elevada com um bom travesseiro também pode proporcionar algumas melhoras.

Problemas Médicos
Qualquer causa de obstrução ou bloqueio da garganta pode ser uma ameaça para um sono tranqüilo. Alergias e irritações nos tecidos podem causar inchaço ou inflamação. As adenóides, amídalas e as mudanças na construção das células podem obstruir a passagem de ar. Nesses casos, a cirurgia é geralmente recomendada.