Rodízio de Carros Traz Benefícios?

Rodízio de carros benefícios

Rodízio de carros – Benefícios

Não é de hoje que São Paulo tem o conhecido rodízio de carros. Ele visa controlar os carros que trafegam nas principais vias da cidade, nos horários de pico – das sete às 10 da manhã e das cinco horas da tarde às oito da noite.
O controle é feito pelas placas, ou melhor, pelo número final delas, em que cada dia da semana apenas os carros com tais números na placa podem circular. Entenda:

Como funciona o rodízio de carros

  • Segunda-feira: não podem circular carros com placas de final 1 e 2;
  • Terça-feira: não podem circular carros com placas de final 3 e 4;
  • Quarta-feira: não podem circular carros com placas de final 5 e 6;
  • Quinta-feira: não podem circular carros com placas de final 7 e 8;
  • Sexta-feira: não podem circular carros com placas de final 9 e 0;
  • Sábado: livre – não há rodízio ainda;
  • Domingo: livre – também não há rodízio.

O rodízio de carros em São Paulo funciona?

Mas, esse sistema de controle que visa diminuir a quantidade de carros – e por consequência, o trânsito, traz de fato, algum benefício ou apenas espalha o trânsito para outros horários?

Em partes ele melhora. Em outras, piora. O rodízio de carros faz com que as pessoas busquem novos meios de transporte, como a bicicleta e a moto. Mas, São Paulo ainda não tem estrutura para tantas motos e bicicletas. Isso acaba causando mais acidentes e mais trânsito, claro.

Muita gente também busca o ônibus e o metrô. Como todos sabem, o meio de transporte público ainda é ineficiente em São Paulo. Isso causa ainda mais tumulto e revolta da população com o governo. Em longo prazo pode até agitar alguma mudança para melhor.

Porém, o rodízio também faz com muita gente tenha e use um segundo carro no dia do rodízio do primeiro. A frota de carros aumenta a cada ano, já chegando a aumentar em 1 milhão de veículos em apenas um ano, segundo o Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo. O rodízio é uma maneira que a prefeitura da cidade encontrou de, ao menos por agora, reduzir a quantidade de carros e, consequentemente, dos engarrafamentos.