Rio de Janeiro, Cidade em Perigo

Sem querer desmerecer outras cidades do Brasil e do mundo, não existe nenhuma cidade no mundo igual ao Rio de Janeiro – cidade emoldurada por uma geografia privilegiada, onde se destaca sua exuberante beleza natural, que tanto encanta e seduz homens e mulheres de todas as idades.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

É por isso que a cidade, tão cantada em verso e prosa, atrai tantos turistas estrangeiros e celebridades, que buscam talvez por uns dias, pelo contato direto com tanta gente simpática e bela, o vislumbre de um lugar paradisíaco que só encontram por aqui.

Entretanto nem tudo são flores. Porque toda essa  beleza natural  – patrimônio de todos nós – carece de mais atenção, de um cuidado maior, sob pena de algum dia desaparecer quase que por completo.

E como é triste presenciar belas áreas verdes cederem lugar à expansão imobiliária descontrolada, em detrimento de  plantas e animais nativos!… E, o que é pior, sem falar no crescimento das favelas que já provocam a desvalorização de muitos bairros e ruas.

Ficamos indignados ao constatar que muitos cariocas depredam o meio ambiente, jogam lixo em qualquer lugar, poluem praias e lagoas, em vez de se preocuparem em preservar a natureza para as gerações futuras.

Percebe-se então que, para o Rio sediar as Olimpíadas de 2016, muita coisa ainda precisa ser feita. Não só em termos de infraestrutura ( porque a cidade dependerá de investimentos pesados em obras ), mas principalmente em termos de educação e conscientização do povo local, bem como dos turistas que visitam a cidade.

Mas felizmente algumas iniciativas louváveis, da parte principalmente de alguns empresários e políticos da cidade, já despertam muitos cariocas para importância de se preservar os nossos recursos naturais, que são finitos. E podemos citar como exemplo o desenvolvimento aqui de um turismo mais sustentável ( o chamado turismo verde ), que possui também a vantagem de melhorar a imagem da cidade perante a opinião publica internacional.

É claro que outras iniciativas se seguirão a estas, e é o que no fundo esperamos – nós que jamais perderemos a admiração por esta que é, indubitavelmente, a cidade mais bela e encantadora do país.