Ribeirão das Neves – Cidade em Crescimento

RIB1

Ribeirão das Neves

Ribeirão das Neves é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado há 35,2 Km da capital Belo Horizonte.

A cidade foi fundada em 12 de dezembro de 1953 e ficou conhecida durante anos como cidade dormitório, devido à parte de seus moradores trabalharem na capital mineira ou em seus municípios vizinhos.

A cidade é conhecida e possui fama de cidade carcerária, por possuir diversas penitenciárias em sua região, e com o fato da presença das penitenciárias também leva o conceito de violenta. Com o reflexo de um governo que deixou de investir diversos recursos na cidade, Ribeirão das Neves permaneceu estático em seu crescimento e desenvolvimento econômico por décadas e também por muitos anos perdeu diversas oportunidades de crescer na área comercial e industrial.

Cidade que por anos viveu dependente da capital Belo Horizonte e região no quesito empregabilidade pela falta de incentivo governamental na região, cidade que poderia e demonstra poder oferecer muito mais que apenas espaço físico para abrigar presídios.

A cidade vem se erguendo lentamente diante dos atrasos ocasionados por administrações passadas que por diversos períodos fecharam os olhares diante das necessidades da população e diante do atraso econômico da cidade.

RIB2

Crescimento da cidade Ribeirão das Neves

Muito mais que por mera misericórdia do governo com os atrasos sofridos há anos pelo município o diferencial para uma cidade que pessoalmente considero como uma fênix (renascida das cinzas) tem sido sua população lutadora, fiel diante das adversidades, pessoas simples que buscam na sua dignidade o melhor para a cidade. Perfeição é algo que para nós meros seres humanos é difícil de conquistar, mais são as buscas incessantes de cada nevense pela perfeição desta cidade que tem gerado a Ribeirão das Neves motivos a mais para renascer diante das adversidades e atrasos sofridos durante sua existência.

Começar de novo é sempre mais difícil que iniciar com um planejamento certo, e com os recursos necessários já disponíveis, ou seja, o trabalho de reestruturação para Ribeirão das Neves é muito mais complicado agora com a cidade em constante crescimento populacional do que teria sido há 60 anos em sua fundação.

Mais a população tem necessidade e esperam que mudanças aconteçam na cidade, mudanças que visem desenvolver a cidade para melhor, que possam elevar o PIB do município que seja possível o repatriamento da população ao emprego no município. Uma população que sonha com o desenvolvimento comercial e industrial do município, algo que seria correlacionado a prosperidade de toda a região.

Ver Ribeirão das Neves crescer economicamente é um sonho que acredito se tornar realidade, não tenho prazo estimado para que isso aconteça, mais sei no que tange ao povo nevense fazer acontecer, dedicar-se, e envolver-se têm sido um constante para tornar este sonho realidade.

E gostaria de parabenizar um povo que diante as adversidades luta para erguer a cidade em que vive e por isso considerar cada cidadão de Ribeirão das Neves como sendo um presente para que o sonho possa se tornar realidade e para que cada mudança esperada possa acontecer e uma nova Ribeirão das Neves possa se erguer diante as cinzas.