Restringir Proteínas ou Carboidratos Dão Resultado?

Restringir Proteínas ou Carboidratos

Restringir Proteínas ou Carboidratos

Mudar os hábitos drasticamente e radicalmente, de uma hora para outra, é uma roubada, sem dúvidas. O organismo começa a agir em defesa do corpo, guardando calorias. Ou seja, assim que a pessoa voltar a consumir os alimentos que consumia normalmente, ela vai engordar.

Não deixe que faltem nutrientes

Há até mesmo um estudo que prova que não importa a base da dieta, mas sim a quantidade de calorias, feito pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard, e publicado no New England Journal of Medicine. Neste estudo, 811 pessoas com sobrepeso foram dividas em 4 grupos, com dietas diferentes, balanceadas e saudáveis, mas com diferença nas bases: proteínas, carboidratos e gorduras.

O estudo consistiu em observar a quantidade de peso perdido em dois anos, que foi uma média igual para cada grupo: 4 quilos. Uma dieta não se baseia apenas em deixar de comer aquilo que mais gosta, mas sim em diminuir o numero de calorias ingeridas. Ou seja, se você sabe que gosta de determinado alimento que é calórico, basta consumir pouca quantidade, ou não consumir, caso saiba que não vai resistir à tentação. É preciso ingerir menos calorias do que gasta, para conseguir um emagrecimento onde não falte nutrientes.

Porém, depois certo tempo, o corpo acostuma com este suprimento de calorias, e acaba recuperando ou estagnando o peso, sendo necessárias mudanças na dieta.

Busque acompanhamento médico

De fato, muitas pessoas voltam a engordar depois de certo tempo em dieta. Por isso, é recomendado fazer exercícios físicos e não abandonar a dieta, controlando sempre o que é consumido. Você pode sentar junto ao nutricionista e elaborar um novo cardápio, semestralmente, comprar Herbalife para manter o peso consumindo shakes e chás. O importante é não desanimar se o peso estagnar, porque esta é uma reação comum do corpo, como uma forma de defesa.

Mas isso também pode ter outras causas, como o exercício não ser o ideal para seu objetivo, ou ainda, a alimentação não estar sendo feita da maneira correta. Por isso o acompanhamento de um profissional é tão importante, pois somente ele poderá indicar os erros e acertos, fazendo com que os resultados sejam alcançados de forma mais rápida e saudável possível.