Resistências para banheiras de Hidromassagem e Ofurô.

Existem diferentes tipos de resistência elétrica e cada uma indicada para diferentes necessidades e aparelhos, desde aqueles do uso doméstico as máquinas industriais. Entre elas estão as resistências usadas em piscinas de hidromassagem e ofurôs. Elas podem ser usadas nos mais diferentes modelos de piscinas pequenas e do tipo tanque, devido as suas limitações, mas desempenham muito bem o seu papel e esquenta a água a uma temperatura agradável, ideal para o uso doméstico ou em procedimentos terapêuticos que se utilizam da hidromassagem.

Como funcionam

banheira

Os metais tem a característica de transferir energia de um ponto para outro e por isso são usados em fios elétricos, por exemplo. Contudo quando não estão transferindo energia elétrica, ela pode ser transformada em energia térmica e é esse o principal fundamento da resistência elétrica da hidromassagem. Ela é capaz de aquecer rapidamente a água sem nenhum risco ao usuário. Sua blindagem proporciona maior segurança e não oferece riscos de choque elétrico, por exemplo. Feita com material adequado (aço ou alumínio) e com revestimento em teflon ou outro material que não conduz eletricidade, a resistência fica o tempo todo imersa na água em um compartimento da própria banheira ou no sistema, adquirido a parte.

Os sistemas de aquecimento de hidromassagem apresentam um termostato que permite o controle total da temperatura. Produzido com material de boa qualidade, o termostato é indispensável no uso da hidromassagem aquecida, sendo este auxiliado pelo painel, que permite visualizar a temperatura da água e também apresenta características isolantes. Vantagens

Mão é necessário esperar muito tempo para que a água da hidromassagem fique quente, assim é possível economizar tempo, tanto em casa quanto em clínicas ou consultórios. Ela preserva o calor por períodos maiores e ainda permite regular a potência desejada. Trata-se de uma resistência elétrica de alto desempenho, capaz de utilizar pouca energia e converter em aquecimento de forma rápida e sem interrupções.

Como escolher

controle de temperaturaExistem diferentes tipos de resistências para hidromassagem, sendo as do tipo ebulidor/ mergulhão as mais comuns. Além delas, há os modelos cônicos e tubulares, específicos para a imersão. A utilização deve ser de acordo com as especificações do fabricante do sistema de aquecimento, que levará em conta o tipo de piscina. Dê preferência aos modelos automáticos, que desligam quando a temperatura desejada e depois de um tempo aciona novamente a resistência, se mostrando mais econômica e também mais segura, pois evita o superaquecimento da água. Sempre que possível, opte por esse sistema de auto – desligamento.

O sistema de aquecimento da água deve apresentar um bom termostato, indicando a temperatura desejada e também quando há algum problema na resistência ou em outro componente. Há modelos que também apresentam um dispositivo que realiza a leitura da corrente elétrica, que informa quando há problemas no rotor ou entupimento. Dessa forma é possível ter um aparelho com vida útil maior. Para garantir a eficiência da resistência, qualquer um dos componentes do sistema de aquecimento da hidromassagem deve ser adquirido de uma empresa séria, que apresente um produto seguro e com selo do Inmetro, se nacional. Busque também saber se a resistência elétrica possui selo de qualidade ISO, principalmente se for um produto importado.