Resistência Cartucho

Resistência Cartucho

A resistência cartucho compõe hoje um grupo de resistências muito populares e muito utilizadas em diferentes tipos de indústrias, para as mais diferentes operações. Elas são hoje confeccionadas em material de altíssima qualidade, o que garante toda a funcionalidade e a durabilidade na maioria das operações e máquinas em que atua. Elas são divididas em dois ou três grupos principais de acordo com a carga suportada, e essa divisão é a base para a sua escolha nos processos das diversas empresas.

Características gerais

As resistências cartucho são fabricadas em aço inox, retificado e calibrado para uma perfeita operação e um desempenho preciso. A resistência é confeccionada em fio de níquel, o material ideal para que a sua condutividade seja perfeita e não haja qualquer descontrole nesse aspecto. Todas as suas conexões são feitas com material de excelente qualidade e isoladas com fibra de vidro pra o alcance de medidas exatas, sendo que o isolamento externo é realizado com óxido de magnésio compactado, que oferece uma operação sem riscos e sem a necessidade de manutenção constante.

As resistências cartucho são divididas em resistências de alta ou baixa carga, e essa divisão será essencial para o seu emprego, sendo que alguns fabricantes utilizam também a divisão de média carga, para medidas especiais na sua utilização. As de alta carga são desenvolvidas especialmente para suportar alta densidade em watts, suportando altíssimas temperaturas na sua operação regular. A dimensão dessas resistências é reduzida, ao passo que a sua vida útil é aumentada, visto que possui alta durabilidade e suporta vibrações e choques de diversas naturezas. As resistências de baixa carga são desenvolvidas para condições mais amenas de operação, e por esse motivo não precisam ser confeccionadas em material tão resistente. São resistências regulares e sem muitos diferenciais, mas formam a base de muitas operações pela sua regularidade e baixo custo.

Pontos positivos

Um dos pontos positivos das resistências cartucho é a sua flexibilidade, sendo que um mesmo tipo de resistência pode ser adaptado na própria fabricação para atender um grande número de máquinas e operações distintas. Possuem baixo custo e, pelo seu funcionamento completamente simples, não precisam de manutenção regularmente, gerando grande economia.

Pontos negativos

A necessidade de proteção e atenção sempre com os cabos e cartuchos já originou problemas de ordem operacional em algumas empresas, e por esse motivo as resistências cartucho deixaram de ser empregadas em algumas máquinas e produções. Mesmo que não haja a necessidade de condições específicas para a sua operação, os cartuchos requerem uma separação mínima, o que impossibilita a sua instalação em determinadas máquinas.

Custo-benefício

O preço desse tipo de resistência é baixo se comparado a outros modelos pouco sofisticados, pela sua simplicidade e pelo material utilizado na sua confecção. Além disso, nas condições ideais de funcionamento as resistências cartucho quase não necessitam de manutenção, sendo excelentes para gerar economia em qualquer empresa.