Redes de proteção pode salvar vidas

É comum ver nas janelas dos prédios, mirantes e outros, as redes de proteção, usadas para evitar quedas principalmente de crianças, idosos e animais de estimação, contudo é importante zelar pela segurança de todos os moradores. O que temos de mais importante é a saúde e por essa buscar artifícios para aumentar nossa segurança irá garantir que não sejamos pegos de surpresa, sobretudo em situações ruins que podem ser evitadas com a instalação de mecanismos para a segurança.

Do que são feitas as redes de proteção

Redes de protecaoExistem diferentes materiais que podem compor os filamentos da rede de proteção. Geralmente eles são feitos de polietileno de baixa densidade (plástico especial), trançados e amarrados em quadrados ou losangos. Nessa perspectiva os filamentos depois de trançados são mais resistentes quando são mais finos. Para a fixação são instalados também ganchos de aço inoxidável ou outro metal resistente. Para aumentar a vida útil é aplicado um aditivo que protege contra os raios solares, chuvas, vento e calor excessivo.

As redes de proteção são aplicadas em janelas, mirantes, escadas, piscinas, em volta de brinquedos em parques ou quaisquer outras necessidades. Elas são muito semelhantes, contudo as redes usadas nas piscinas possuem uma pequena diferença em relação as demais, pois possuem quadrados menores, que podem ser retirados, dessa forma, quando a piscina for usada será fácil retirar a rede de proteção. Esse tipo de rede também recebe outro aditivo para proteção contra o cloro e outros compostos presentes na água.

Garantia

As redes podem resistir a pesos de até 500 quilos dependendo do material e como foram instaladas. Para garantir que elas realmente podem suportar esse peso e que ofereceram uma boa vida útil é importante verificar se o material possui ISO 9000 ou superior, que atesta que a rede realmente atende as qualificações e não causará nenhuma dor de cabeça. Ao escolher a empresa que fará a instalação, solicite a nota fiscal e a garantia que irá atestar que é uma empresa séria. Você não precisa ficar com a primeira que ver, pode solicitar uma visita e um orçamento, mas lembre-se que nem sempre o barato é o melhor, mas se a empresa atestar a segurança do produto.

Mesmo uma empresa que oferece um serviço mais em conta tem sua garantia, por isso é importante ver o material e se for possível, solicite ver como fica a rede depois de instalada. Vale ressaltar que as empresas irão informar quando será necessário fazer a manutenção e aplicação de aditivo. O próprio morador pode aplicar o aditivo, mas a manutenção deve ser feita por um profissional capacitado. Peça também garantia contra ações que vão desde o desfilamento dos fios a ferrugem dos ganchos de sustentação. Caso ocorra algo do tipo, a empresa deve ser acionada para realizar o reparo.

Áreas comuns do condomínio

Em alguns locais é necessária a instalação de redes de proteção, mas isso é de responsabilidade da administradora do prédio ou do síndico. Locais como piscinas, escadas e fachadas precisam de segurança e por essa razão é importante solicitar a instalação das redes, dessa forma, a vida dos moradores estará fora de risco nessas áreas.