Recursos Multimídias Usados na EAD

Recursos multimídia para ensino a distância EAD

Recursos multimídia para ensino a distância EAD

A  sociedade atual valoriza a informação como peça fundamental para a sobrevivência e crescimento no mundo globalizado. Entre os principais fatores que levam o indivíduo nesta procura por informações estão os avanços tecnológicos em todos os segmentos e a consolidação da consciência de que não existe uma única maneira de aprender.

A educação a distância (EAD) recebeu um reforço de diversas tecnologias, entre elas a Internet, que se mostra a cada momento um veículo rápido e barato para fornecer informações, gerando comunidades de aprendizagem nas quais os participantes podem interagir mutuamente.

Os avanços de diversas tecnologias, a exemplo da informática, do telefone celular, da videoconferência e da internet, proporcionam uma facilidade jamais vista na comunicação entre pessoas.

  • Fitas de som e vídeo cassete: recurso muito utilizado nos projetos, por possuir a característica de ser ouvido ou assistido no período que melhor se encaixe ao aluno, geralmente são utilizados em conjunto com outros recursos a exemplo da televisão e dos materiais impressos. Entre os principais projetos brasileiros de educação a distância que utilizam as fitas de som e vídeo, destacam-se os cursos de línguas e cursos profissionalizantes.
  • Videoconferência: pode ser implementada de diversas formas: redes telefônicas, redes exclusivas para videoconferência ou até mesmo a Internet. A videoconferência possibilita que o emissor e o receptor possam interagir mutuamente e on-line, criando um ambiente bem próximo do presencial. A possibilidade de ser assistido e ouvido em tempo real proporciona a sensação de que o relacionamento professor-aluno está realmente acontecendo naquele momento. Os cursos atuais que incorporam esta tecnologia possuem ainda outros recursos em seus currículos, pois a videoconferência ainda possui custo elevado e é, também, limitada a uma tecnologia específica para poder acontecer.

Internet

O mais recente recurso utilizado na educação a distância. Diversas instituições educacionais brasileiras já introduziram a Internet em seus cursos e seu uso não está restrito apenas a algumas formas de aplicações; ao contrário, se forem levadas em consideração as futuras implementações da Internet  seus usuários estarão diante de um recurso que abrangerá Televisão, Vídeo, rádio e material impresso, trafegando a uma velocidade extremamente rápida, capaz de atingir milhões de pessoas em diversas regiões do país e do mundo.

No universo da Internet pode-se encontrar uma grande quantidade de ferramentas, sendo que diariamente surgem novas alternativas. Essas ferramentas podem ser divididas em duas categorias: síncronas, caracterizadas pela comunicação em tempo real e as assíncronas, que funcionam quando executadas pelo usuário. Outra forma de classificação para as ferramentas da Internet refere-se ao tipo de comunicação utilizada, podendo ser do modo texto neste caso a comunicação é realizada através de textos com palavras escritas ou multimídia onde a comunicação envolve a combinação de mídias como áudio, vídeo, gráficos e/ou texto. Com esses recursos, o acesso a informação cultural poderá aumentar a cada dia; tornando nosso país cada vez melhor.

  • Videoconferência:  As vantagens que seguem foram baseadas em textos produzidos por professores e alunos
  • Mensagens de e-mail trocadas entre o professor e aluno(s) individualmente;
  • Mensagens de e-mail trocadas entre professores e aluno(s) por meio da lista de discussão;
  • Trabalhos (em duplas e grupos) dos alunos e comentários dos professores;
  • Relatório Final dos alunos e comentários do professor (professores);
  • Questionário de opinião dos Alunos, respondido logo após o término do curso.
As várias formas pelas quais os professores interagiram com eles durante o curso: por e-mail pessoal e  pela lista, a fim de dar orientações sobre procedimentos e lembretes sugerir fonte de informações na World Wide Web dar retorno individual. Avaliar trabalhos e comunicar-se carinhosamente e estimular o aluno.
  • Mecanismos para buscas: Site: Uma instituição, onde computadores são instalados e operados.
  • Internet:Conjunto de páginas de uma mesma instituição na Internet. Um site pode ser pessoal, institucional, comercial, educacional etc.
  • Teleconferência: O uso de sistemas de telecomunicação eletrônicos por grupos de três ou mais pessoas, em dois ou mais locais, com a finalidade de realizar uma conferência, em tempo-real incluem videoconferência, audioconferência, conferência audio-gráfica e televisão empresarial.
  • Telnet: Serviço que permite login remoto segundo o termo técnico da Internet.
  • Transferência de arquivos: Cópia de arquivos entre duas máquinas via rede.
  • UHF: Banda de freqüência ultra-alta
  • URL: na World Wide Web e por outros dispositivos da Internet. A URL contém informações sobre métodos de acesso, o servidor que foi acessado e o caminho para qualquer arquivo que foi acessado.

Locais

Para sabermos se o conteúdo do site é confiável necessitamos de:

  1. Observar quem o produz, se existe uma equipe ou se é uma pessoa e se são profissionais competentes do ramo da ciência que você está pesquisando;
  2. Alguns sites oficiais são muito importantes, como por exemplo: www.ibge.gov.br;
  3. Observe o link “quem somos”; procure conhecer quem está inserindo as informações no site; busque saber a área de formação do site;
  4. Compare a área a que se dedica o site e aquela que você está pesquisando;
  5. Ao visitar um site, geralmente ele cria um arquivo de texto chamado cookie em seu computador. Os cookies armazenam suas preferências, credenciais de assinatura e outras informações identificadas como não pessoais para que o site não as peça a cada vez que você precisar entrar nele.

Avaliar conteúdos

A Internet, mesmo com um crescimento diário, com qualidade e quantidade apresenta suas desvantagens:

  • Veracidade das informações: a Internet é um espaço democrático e aberto para qualquer usuário, onde qualquer pessoa pode disponibilizar informações sem critérios de seleção ou  autenticidade do que está sendo colocado nas páginas.
  • A navegação deve ser direcionada para que o aluno não corra o risco de perder o rumo diante da imensidão de informações disponíveis;
  • Segurança: o risco de invasões de pessoas não autorizadas às informações do ambiente virtual é uma realidade que ainda não foi sanada por parte dos pesquisadores e até o momento não existe um sistema de segurança eficaz o suficiente para proteger um ambiente virtual e as conseqüências podem ser graves.

Segurança e privacidade

  1. Use um firewall: é um software que age como  uma barreira em seu computador, mantendo pessoas e softwares não autorizados (como vírus) longe de seu computador.
  2. Quando novos vírus ou outras formas maliciosas de software aparecerem, sua cópia do Windows precisa estar atualizada para que seu sistema tenha chances de interromper essa invasão. Você pode obter essas atualizações no Site de Atualizações do Windows.
  3. Sabemos que só devemos abrir e-mails e links da Web vindos de pessoas confiáveis—amigos e família ou parceiros corporativos. Mesmo assim, tenha em mente o que os hackers e vigaristas podem fazer com mensagens de e-mail, arquivos em anexos e links da web.