Reclamação Trabalhista é Um Direito do Empregado que Tem Seus Direitos Lesados

Reclamação Trabalhista

Reclamação Trabalhista

Muitos trabalhadores têm seus direitos violados pelos seus patrões, mas têm receio de ingressar com uma reclamação trabalhista. Esse receio não deve ocorrer porque a justiça é o meio adequado para se cobrar do empregador os direitos que não lhe foram dados no momento certo.

Por meio da reclamação trabalhista, o empregado vai requerer na justiça seus direitos. É isso que precisa ficar claro para muitos trabalhadores que têm receio de procurar um advogado. Tudo o que se pede numa reclamação trabalhista é de direito do empregado, tudo aquilo já era dele, mas não lhe foi pago por má fé do empregador.

Sabemos que muito do receio dos empregados tem sentido, pois muitos empregadores deixam de contratar pessoas que já tenham ingressado com uma reclamação trabalhista contra outro empregador, porém é preciso que os empregados não fiquem reféns dessas atitudes, pois elas só colaboram para que as violações as leis trabalhistas continuem acontecendo.

As leis trabalhistas servem para defender os direitos e deveres, tanto de empregados quanto de empregadores e deve ser sempre cumprida para que as relações trabalhistas sejam transparentes e corretas. Nem os empregadores podem feri-las, nem os empregados.

Por isso é importante que os empregadores e os empregados conheçam o contrato de trabalho estabelecido e assinados por eles, que conheçam a CLT (Consolidação da leis trabalhistas) e todas as convenções sindicais, para que cumpram seus deveres e cobrem seus direitos.

Quando um empregado cobra seus direitos ele não está querendo tumultuar o ambiente de trabalho, nem nada parecido, ele está somente reivindicando algo que lhe é de direito.

É preciso, no nosso país, que as pessoas mudem de modo geral a maneira de pensar sobre direitos e deveres. Que se atentem tanto a um quanto ao outro, e não só quando lhes convêm, com isso não só as relações trabalhistas seriam melhores como todos os outros tipos de relação. É importante sempre pensar que você tem que seguir a lei e não fazer as coisas que apenas lhe convêm sem pensar na empresa ou no funcionário  O que é certo é certo, e se todos agirem de forma justa os problemas irão diminuir.