Rack para Servidor – O que é?

Rack para Servidor

Rack para Servidor

Rack para servidor ou muitas vezes também chamado de rack 19″ é um “armário”, ou seja, um grande gabinete que foi projetado e padronizado para a montagem modular de equipamentos (geralmente de informática). É chamado de rack 19″ por que cada módulo possui 19″ de largura (482,6 mm) incluindo as bordas/orelhas que projetam-se dos aparelhos neles fixados. A altura dos módulos é chamada de U (unidade de rack), e possui 1,75″ (44,5 mm).

Os equipamentos que são fabricados para serem utilizados em conjunto de racks são geralmente chamados de “para rack” ou “rack mountable”.

Os racks para servidores, além de deixarem o ambiente mais organizado o mantém seguro em todos sentidos. Primeiro por que os racks geralmente possuem portas com chaves, e em segundo por que os racks foram projetados para garantir o correto fluxo de ar, o que irá manter os equipamentos sempre resfriados e sem riscos de problemas por excesso de aquecimento (o que é totalmente prejudicial para equipamentos de informática).

Não importa se você possui um datacenter com milhares de servidores, ou um simples “canto de sala”, com toda certeza um rack para servidor é um ótimo investimento a se fazer para manter sua TI organizada e segura.

As principais fabricantes de racks são: IBM, HP, APC, Knurr e Nilko.