Qual É A Idade Real Do Seu Cão?

Você alguma vez já teve a curiosidade de saber qual é a verdadeira idade do seu cão? Ou a partir de que idade ele começa a se tornar idoso? Com certeza, nós que amamos o nosso animal de estimação, não podemos negar que temos esse tipo de curiosidade.

Qual É A Idade Real Do Seu Cão?

Qual É A Idade Real Do Seu Cão?

Mas é bom que se diga que, para conhecermos a verdadeira idade de um cão, em primeiro lugar precisamos entender que, segundo muitos pesquisadores, as raças maiores tendem a ter uma vida menor, enquanto as raças menores geralmente têm longevidade maior. Costuma-se dizer que a maioria dos cães se tornam idosos aos 7 anos de idade, já as raças grandes ou gigantes são consideradas idosas aos 5 anos de idade. Mas apesar disso, os pesquisadores ainda não sabem exatamente o que causa o envelhecimento e por que alguns cães vivem mais tempo do que outros.

A RELAÇÃO ENTRE A IDADE DO CÃO E A DO HOMEM

Costuma-se dizer que cada ano do cão equivale a 7 anos de uma pessoa. Mas essa correlação entre a idade do cão e a do homem, segundo especialistas, não é linear, ou seja, não existe uma tabela exata, uma vez que a idade do cão varia em razão de vários fatores, além da própria passagem do tempo. Porém, existe uma interessante tabela que contém uma equivalência ( aproximada ) entre a idade do cão e a do homem. Veja a tabela abaixo:

IDADE DO CÃO IDADE DO HOMEM

2 MESES 14 MESES
8 MESES 9 ANOS

12 MESES 14 ANOS
18 MESES 20 ANOS
2 ANOS 24 ANOS
5 ANOS 36 ANOS
10 ANOS 56 ANOS
14 ANOS 72 ANOS.

Mas nós reconhecemos que, mais importante do que qualquer tabela, é fundamental você sempre tratar o seu animalzinho com amor e carinho, dando toda a atenção que ele merece, uma vez que esse vínculo afetivo possibilitará que ele viva mais tempo a seu lado.