Qual a Idade Certa para Iniciar a Vida de Músico?

Há quem pergunte qual a idade para começar a aprender um instrumento? O certo é que quanto mais cedo melhor será, mais coisas vai viver em relação a música.

Música é para todo mundo e ser músico não. Então como saber se uma pessoa qualquer pode querer ser estudante de algum instrumento? Simples! Basta gostar de música e de músicos com seus instrumentos. Não é a regra porque não há regra alguma para quem quer aprender e ser músico.

Idade para ser músico

Idade para ser músico

Se uma pessoa canta o dia inteiro, ou a na maior parte do dia, a mesma encontrará mais facilidade para aprender e viver como músico, outra pessoa que fica fazendo de conta que está tocando guitarra ou fica batendo nas coisas achando que é bateria, uma pessoa que diz querer ficar o dia todo só querendo ouvir música, são as chamadas que a música faz para qualquer pessoa em qualquer idade, Basta qualquer pessoa colocar na cabeça que tem que aprender.

Não é todo mundo que tem ligação com a música, pois não é todo mundo que tem a música como um ponto forte para sua vida, para muitas  pessoas música é algo qualquer que não conseguem ter captação de  uma das forças que ela proporciona.  Música é realmente uma arte que precisaria escrever livros só para ficar criticando ou elogiando. Música é uma das melhores coisas já inventada, é uma arte magnifica tão forte que pode trazer paz, trazer sonhos, trazer conflitos, trazer esperança e muitas sensações como até mesmo trazer amor. É uma forma para expressar, mais que palavras ou gestos.

Com o passar dos anos, tantas pessoas foram usando a música para tantas utilidades que muitas foram levantadas como musico. O músico hoje é considerado musico se ele sair do anonimato e fizer sua função. O musico tem que tocar, tem que cantar e essas coisas são o que faltam para quem pensa em ser musico, se ficar pensando que ser musico sem tocar é o mesmo que médico sem consultório. O musico bom toca, tem conhecimento e consegue impor arte sobre arte. As pessoas admiram os músicos, mas querem músicas e os músicos querem as pessoas para que o reconheçam. As pessoas estão em todo lugar os músicos não, então que tudo seja incentivo para quem quer aprender e não existe idade certa para começar a tocar, ou para viver como músico.

Uma pessoa pode ser músico com poucos esforços a qualquer idade, mas que tenha em mente que tem que pegar o instrumento, ou cantar e praticar, aprender e aprimorar para crescer.  Ainda que pense em tocar em serenata que é um público menor, ainda que pense em tocar com uma banda ou compor e outras opções, tem que ter o máximo de aproximação com o instrumento, conhecer suas partes e saber executar bem.

Se quer ser guitarrista ouça muita guitarra, assim como no violão, se quer aprender a tocar, tenha o instrumento de sua preferencia, compre revistas, auxilio de um professor, um amigo que já toque para ver suas qualidades, assista vídeos, como clipes, DVDs de shows, work shop, vídeo aula, veja entrevistas com seus ídolos, conheça mais pessoas que toquem, veja vídeos na internet, ouça vários estilos, vá a lojas de instrumento, converse com o vendedor, admire os instrumentos, se puder tocar um pouco toque e com o tempo verás as possibilidades que a música proporciona.

Se quer ser musico ouça muita música e toque, se não serás mais uma pessoa que simplesmente ouve música…

  • Michael Guindanni

    Concordo. Pelo menos eu tenho desejo de aprender, porém foi falta de esforçar mesmo para não ter aprendido antes. Sei que posso aprender do devagar para o mais lento. de 0 a 10. mas gostei do texto!!!

    • Gabrielly Rosa Dantas

      Tentei tocar violão mas os dedos não cooperaram pra pressionar as cordas.

      • Edinaldo Elias

        Para começar a tocar a dica que os mais experientes passam é que faça exercícios com as mãos, também com o corpo todo. Mas em se tratando de pressionar as cordas talvez o braço do violão era de maior dimensão e pode não ter cooperado. Mas toque não desista por causa disso.

    • Edinaldo Elias

      Isso mesmo. Comece sem pressa de querer saber das coisas rapidamente, o importante é começar o quanto antes e com conhecimento.

  • lipsmega

    Meu irmão começou com o violão aos 10 anos… Acredito que toda criança pode se desenvolver bastante quando aprende a tocar um instrumento que gosta

    • Edinaldo Elias

      Concordo com vc!! Com 10 anos eu já estava fazendo alguns acordes, porém a melhoria veio com o tempo. Acredito que criança pode se desenvolver muito com a música e aprendendo a tocar. Se ele gosta de aparecer cantando ou imitando, é um bom motivo para que seu futuro tenha ligação com a música.