Quais São 3 os Principais Fatores do Ganho de Massa?

Fatores do ganho de massa

Fatores do ganho de massa

Existe muito conteúdo espalhado na internet com muitas dicas de como aumentar o ganho de massa muscular, mas a verdade é que não existem muitos segredos quando o assunto é o ganho de massa. Os principais fatores são bem conhecidos, porém na grande maioria das vezes são apenas negligenciados. Isto faz com que grande parte das pessoas não alcança seus objetivos no que diz respeito a resultados na academia.

Se você frequenta ou então já frequentou uma academia, você percebe facilmente que a maioria das pessoas que estão treinando lá estão em péssima forma, mesmo os que já estão há bastante tempo treinando. Isso é porque as pessoas, de maneira geral, não levam a sério os três fatores que são cruciais para o ganho de massa. Para que você não seja somente mais uma delas, nós vamos enumerar abaixo quais são estes principais fatores para você focar:

Alimentação

A alimentação muito provavelmente é o fator mais importante no ganho de massa muscular. É através dela que seu corpo obterá nutrientes para crescer e hipertrofiar. É preciso para isso que sua alimentação seja rica em proteínas, carboidratos saudáveis e também em gorduras saudáveis. Tendo isso em vista, é bastante importante colocar em sua alimentação diária alimentos que sejam fonte saudáveis desses macronutrientes.

Treino

Claro que este fator não poderia ficar de fora. O treino irá dar o estímulo necessário para que seus músculos cresçam. Nesse sentido, quando o principal objetivo é o ganho de massa, o treino deve ser feito usando cargas pesadas e baixas repetições, assim também como poucas séries. Dessa maneira visamos um treino de alta intensidade usando cargas e também feito no menor tempo possível a fim de evitar um gasto muito elevado e desnecessário de calorias, o que por sua vez poderia levar ao catabolismo.

Repouso

Por fim, o descanso e o repouso também são fundamentais no ganho de massa. É preciso que na academia os treinos estimulem um grupo muscular a cada dois ou três dias (ou até mais) evitando assim a sobrecarga de exercícios nos mesmos músculos. O sono também tem um grande papel, e por isso é preciso ter um sono de qualidade, pois são nas fases mais profundas dele que o corpo libera hormônios importantes e repara o tecido muscular do desgaste dos treinos.

Agora que você sabe quais são os fatores mais importantes no ganho de massa, chegou a hora de você colocar em prática no seu dia-a-dia. Você pode melhorar a sua alimentação inserindo alimentos ricos em nutrientes em sua dieta diariamente, como frutas, vegetais, leite e derivados,  grãos integrais, oleaginosas e carnes magras. Treine peito pesado e evite faltar dos mesmos. Sua paciência e determinação serão pontos-chave no atingimento de seus resultados.