Quais são as utilidades do vidro?

Você já parou para pensar acerca das inúmeras utilidades do vidro? Se a sua resposta foi não, saiba que o vidro é um dos elementos mais versáteis quando o assunto é organização, decoração, estética e até mesmo segurança!

São diversas finalidades, que podem ir desde o fechamento de janelas, portas, isolamentos de determinadas áreas, fechamento de sacadas, confecção de escadas, utensílios de cozinha e muito mais!

Pensar em uma casa sem vidros é o mesmo que assimilar que ela não está finalizada, não é mesmo?

No nosso dia a dia esse é um dos elementos mais úteis e versáteis, ajudando a manter qualquer ambiente mais organizado, seguro e até mesmo mais iluminado – e por que não, mais moderno!

Não há como negar que o vidro é de fato um material essencialmente dinâmico e constantemente presente em grande parte da nossa casa, deixando o ambiente funcional, sofisticado, amplo e até mesmo elegante!

Quer saber as principais utilidades do vidro e entender como esse material é fundamental em nossas vidas? Então continue acompanhando o conteúdo desse artigo agora mesmo para descobrir!

 

Utilidades do vidro – o vidro comum!

Esse tipo de vidro também é bastante conhecido como vidro float ou vidro monolítico.

Trata-se de um dos tipos mais antigos existentes no mercado e que depende de um processo de produção considerado até mesmo simples!

Esse vidro comum pode ser encontrado de forma totalmente transparente, incolor ou até mesmo colorido, possuindo também uma espessura uniforme.

Refere-se a uma ótima opção para a realização de aplicações onde seja necessário atribuir uma visibilidade mais ampla, principalmente por ser um vidro que não acarreta qualquer distorção óptica.

 

O vidro espelho – entenda mais sobre ele!

Uma das opções mais procuradas por parte de profissionais de arquitetura e decoração.

Esse tipo de vidro não somente é fundamental para compor diversos tipos de ambientes como também pode ser considerado uma excelente opção de decoração.

Isso porque ele agrega sensação de amplitude aos espaços e ainda permite deixar qualquer ambiente mais sofisticado e moderno.

Pode ser uma ótima escolha para residências, empresas, e outros tipos de ambiente!

 

O vidro laminado – mais segurança para os ambientes!

O vidro laminado é uma ótima pedida quando o assunto se refere à segurança em um ambiente, bem como controle acústico e até mesmo de calor (quando ele é reflexivo).

Esse tipo de vidro é composto por uma ou mais placas que são devidamente unidas por camadas de Etileno Vinil Acetato.

Por ser extremamente resistente, ele é mais usado para portas, janelas, vitrines, divisórias, sacadas, para-brisas de automóveis, e outros.

 

Vidro refletivo e vidro fantasia!

O Refletivo  é formado pela aplicação de uma camada metalizada em uma de suas faces, bloqueando a entrada de calor e ainda controlando a luz do ambiente.

Já o vidro fantasia é o famoso “vidro impresso”, onde uma de suas faces é impressa por meio de um cilindro – ele é produzido do mesmo material do vidro comum, mas passa por um processo de impressão de textura!

 

Vidro temperado – o mais procurado do mercado!

Um outro tipo de vidro que  mais é procurado no mercado nos dias atuais, pois ele possui uma série de características interessantes.

Esse tipo de vidro recebe um tratamento térmico, onde passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido, o que lhe permite ser muito mais rígido e resistente.

Trata-se de uma das opções mais seguras quando o assunto é as diferentes utilidades do vidro, uma fez que em caso de quebra ele acaba se fragmentando em pedaços bem pequenos e permite bordas menos cortantes.

Esse tipo de vidro é bastante indicado para box, varandas, sacadas, divisão de ambientes, janelas, portas e outros.

Mas, ele também pode ser usado em expositores de loja e comércio, no formato de vidro temperado modulado.

Um exemplo disso é o baleiro de vidro que é ideal para expor não somente balas, como outros tipos de produtos menores e que precisam ficar bem  organizados dentro de um estabelecimento comercial.

Essa é uma aposta bastante interessante e segura na hora de expor os produtos, bem como prática, resistente, e claro, bonita!

Agora que você já conhece algumas das utilidades do vidro, aproveite para conhecer o site da Artcom e tenha a oportunidade de conhecer uma grande variedade de produtos que podem ser criados com esse fantástico material!