Quais as Vantagens de Investir em uma Franquia?

Vantagem das Franquias

Vantagem das Franquias

Ao abrir uma franquia,o franqueado assume alguns riscos, como em todo negócio. Mas, diante de uma boa administração, as vantagens de se investir na franquia superam em muito o risco de o negócio não ir bem. São franquias lucrativas aquelas que minimizam os riscos e priorizam as vantagens, e as vantagens podem ser muitas dependendo da natureza do negócio.

A primeira vantagem de uma franquia, para o franqueado, é a independência jurídica, seguida de maior facilidade de acesso a créditos. Como as franquias são, geralmente, de marcas conhecidas, carregar o selo de uma das muitas franquias lucrativas chancela a iniciativa e pode abrir mais portas que o franqueado pensa. Como o risco do negócio também é considerado baixo em relação a uma empresa totalmente nova, o crédito também vem mais fácil para investimento. O retorno sobre investimento do negócio na franquia, inclusive, é mais rápido do que nos negócios independentes.

As franquias lucrativas também trazem vantagens por um outro viés: elas são econômicas do ponto de vista da escala de compra em maiores volumes (os fornecedores já conhecem o negócio e nele confiam) e os custos com propagandas e promoções também são baixos, pois são feitos para toda uma rede de negócios da mesma franquia. Esse tipo de economia pode ajudar o franqueado a estabilizar o negócio em tempo de vacas magras.

A estrutura arquitetônica e organização também trazem suas vantagens, visto que já vem toda pronta “de fábrica”. E do mercado vem também o apoio de especialistas que acompanham as franquias para dar sua contribuição com o conhecimento de mercado na área específica do franqueado, mostrando pontos fortes e fracos. A franquia também recebe, sob responsabilidade do franqueador, planejamento e pesquisas em sua área, bem como orientações e aperfeiçoamento com o crivo de especialistas.

Por fim, a grande vantagem desse modelo de negócio é a experiência sólida de mercado das marcas, que já estão consolidadas e conhecidas, trazendo perspectiva de sucesso do negócio. As franquias lucrativas costumam pedir mais investimento inicial, mas valem a pena pelo retorno a curto e médio prazo. O difícil é escolher qual marca franquear – as taxas de sucesso, em geral, são altas em qualquer área de negócio.