Quadra Poliesportiva Precisa de Redes de Proteção?

Seja em escola, ginásio, clube condomínios ou quaisquer lugares que desejar construir uma quadra poliesportiva é preciso estar atento a algumas determinações, principalmente se a intenção é manter as medidas oficiais. Quadra poliesportiva tem esse nome, pois suas demarcações possuem as medidas para diversas práticas esportivas, como futsal, handebol, basquete, vôlei e outros. Nesses casos se faz necessária a instalação de uma rede de proteção, que irá delimitar a área da quadra.

Porque instalar as redes de proteção na quadra poliesportiva

Redes em quadras esportivasAs redes de proteção são comuns em janelas, varandas, mirantes, brinquedos e até na construção civil para diminuir os riscos de acidentes, contudo também são instaladas nas quadras de esportes, mas não para prevenção de acidentes, mas para que a bola não vá para longe da quadra impedindo a continuação da partida. Sem a rede, o jogo pode ser interrompido, sendo um incômodo e diminuindo a adrenalina dos jogadores, afinal o “sangue pode esfriar”.

A instalação das redes de proteção em volta das quadras previnem pequenos acidentes, que apresentam menor gravidade, como uma bola que, eventualmente acerta uma pessoa que esteja próximo ou que objetos sejam quebrados, gerando um prejuízo maior. Aborrecimentos indesejados de ter que ir buscar a bola longe podem ser evitados, somente instalando as redes.

As redes são seguras? Do que são feitas?

Elas podem ser produzidas de diferentes materiais, contudo os mais utilizados são o nylon e o polietileno de baixa densidade, que também são usados nas redes de das traves de futsal, por exemplo. A fabricante produz fios de 2.0, 3.0 4.0, 4.5 e 5 mm, que são trançados e amarrados em losangos ou quadrados com espaços de 12 mm entres eles, ou seja, cada lado do quadrado ou losango possui a medida de 12 mm. Algumas redes usadas na proteção de casas e piscinas se diferem por conta do tamanho dos losangos, que geralmente são maiores no caso das redes usadas em quadras poliesportivas, pela menor risco de acidentes.

Redes em quadras esportivas

Para a sustentação são usados suportes e hastes de metal, que tem o objetivo de deixar as redes mais altas, sendo em algum caso um delimitador em alguns esportes. Segundo as regras adotadas por algumas pessoas, se a bola chegar até o topo e bater na rede que fica acima da quadra, será como se a bola tivesse saído e a equipe adversária terá de cobrar o lateral. As redes ainda são presas com ganchos de material inoxidável, com longa vida útil.

São aplicados aditivos nas redes, que aumentam a resistência contra a ação do tempo, como sol, chuvas, vento e outros. Esses aditivos podem ser adquiridos em lojas especializadas em materiais para construção e evita que os fios fiquem ressacados, diminuindo sua vida útil.

Locais de fixação

As redes de proteção para quadra são instaladas no fundo (atrás das traves) nas laterais e na cobertura de quadra ou campo. Além das quadras poliesportivas, as redes podem ser instaladas em quadras particulares, áreas de lazer dos condomínios e nas áreas destinadas as brincadeiras infantis. Antes de escolher a empresa solicite o orçamento, verifique qual o material usado e se ela oferece garantia do produto.