Pulgas Podem ser Eliminadas com Substâncias Menos Nocivas às Pessoas

Manter a casa limpa nem sempre é o suficiente para manter as chamadas ‘pragas’ longe das pessoas e dos seus animais de estimação. Claro que alguns cuidados, como não deixar restos de comida no chão ou nos cantos da casa, vão evitar que se proliferem os insetos, mas a questão depende também da vizinhança. Se na quadra em que a casa estiver localizada existir um terreno baldio, por exemplo, aonde as pessoas depositam lixo, os insetos podem ser atraídos mesmo para uma casa limpa.

Eliminar Pulgas

Eliminar Pulgas

O cheiro do lixo orgânico também é outro fator que pode ‘chamar’ insetos. Por isso, se aconselha a não deixar que se acumulem muitas sacolas com resíduos orgânicos dentro de casa. Já a sacola que está sendo utilizada para depositar o lixo da cozinha ou do banheiro deve ser mantida em um lixo tampado. É importante, inclusive, que o resíduo orgânico seja separado do lixo seco e que ambos sejam colocados na rua, nos dias certos, para serem recolhidos.

Mesmo que esses cuidados não sejam suficientes para afastar os insetos, pode-se fazer uso de algumas técnicas que não agridam o meio ambiente e nem as pessoas que residem na casa. Como eliminar praga de pulgas, por exemplo, é indicado o uso de creolina, no entanto, deve ser usada apenas em ocasiões que a infestação de pulgas está fora de controle, pois este produto é bastante tóxico.

A creolina, na realidade, é o nome popular que se dá aos cresóis, que costumam ser utilizados para a fabricação de resinas sintéticas puras ou modificadas. É utilizada na produção de esmaltes eletro-isolantes para fios de cobre, utilizados na construção de motores elétricos e geradores, bem como na fabricação de perfumes, corantes e inseticidas. Para se ter uma ideia da sua toxidade, a creolina mata pulga também é usada para dissolver outros produtos químicos, como desinfetantes e desodorantes.

Quando a creolina é usada nas finalidades descritas, ela é utilizada em níveis muito baixos, que não chegam a ser prejudiciais. Esse cuidado é imprescindível, porque se a substância for respirada, ingerida ou aplicada na pele, em quantidades maiores, pode provocar, entre os efeitos já observados, irritação e queimaduras na pele, nos olhos, na boca e na garganta, além de vômitos e dores abdominais, danos ao coração, ao fígado e aos rins. A creolina pode provocar, ainda, anemia, paralisia facial, coma e, até mesmo, pode levar à morte.

Uma alternativa à creolina, são os produtos próprios para eliminar as pulgas, que são fabricados com as quantidades adequadas de cada produto químico. Existem também as receitas caseiras para eliminar pulgas, que são facilmente preparadas. A Internet oferece muitas dicas neste sentido, sendo menos danosas do que a utilização de produtos químicos, ainda mais se a pessoa que for utilizar não sabe exatamente que medidas do produto são adequadas.

A pulga, um tipo de inseto sem asas, é um parasita que se alimenta sugando o sangue de mamíferos, sejam eles gatos, cães, cavalos, bois, ou mesmo, seres humanos, bem como de aves. Além de ter cuidado para não usar produtos perigosos para eliminar as pulgas, é necessário que se tenha o cuidado para que elas não se reproduzam dentro de casa, pois além da coceira que a sua picada provoca, as pulgas podem transmitir doenças, como a peste bubônica e a tifo.

No entanto, não é necessário entrar em pânico, apenas tomar os cuidados necessários. Como os cães e gatos, facilmente, podem ter pulgas, principalmente, se costumam andar pela rua, é indicado que eles tomem banho com frequência. Os donos também podem escovar os pelos do animal com regularidade. Assim como os humanos, os bichos de estimação sofrem com a coceira das picadas e, ainda, podem ficar doentes se tiverem excesso de pulgas.