Prouni é para Todos?

Prouni é para todos?

Prouni é para todos?

Minha crítica não é sobre a finalidade do maior programa de inclusão social do ensino superior da historia do Brasil e referencia no mundo inteiro.
Minha indignação e ao mecanismo que os compõe, as leis, as norma que as rege. Será mesmo o Prouni (Programa de Universidade Para todos) é realmente para todos?
Um jovem estudante, sonhador, deseja ser biólogo, residente da paisagem seca do agreste nordestino poderá se contemplado?
Uma jovem, franzina, inteligente por natureza, desejar ser dentista, mora numa vila do Vale do Jequitinhonha-MG, será contemplado com uma bolsa?
Um ribeirinho que rema sua canoa 3 horas ate a escola, quer ser professor, mora a beira do Rio Solimões será contemplado com uma bolsa?

A resposta é SIM, eles com certeza serão contemplados, farão o ENEM tirarão notas boas ficaram bem colocados e serão chamados.
Mas ai vem a questão, a dolorosa e mais árdua decepção, o motivo de alegria se torna frustração.
Mas por que a frustração, bolsa 100% da mensalidade mais estagio já pré-arranjado? Sem dúvida com futuro certo.

Mas vamos dar um exemplo, a Jovem franzina do Jequitinhonha, passou, sua faculdade que foi aprovada, fica a 750 km, exatamente a mais próxima de sua casa, ela esta parcialmente feliz, não vai pagar nada pelos estudos, não vai pagar nada para a instituição, então o que a deixa parcialmente infeliz, então ela a pergunta pra se mesma, quem vai pagar a comida que vai alimentá-la e dar forcas por seu corpo, quem vai dar o cobertor que vai aquecê-la durante a noite? Quem vai dar a ela, o passo de ônibus para chegar a faculdade? A mãe que sofre de sol a sol pra colher míseros sacos de feijão para jantá-los, a avô aposentada que gasta 50 % de seus salários em remédio?

Moral: a maioria vai ver o grande sonho ir por água abaixo, como uma pessoa de baixa renda vai poder se mantiver, concluir seu curso, arcar com as despesas de viver na cidade grande cada vez mais capitalista, está ai a grande falha do programa, a falta de auxilio moradia, alimentação e transporte em geral para esses sonhadores.

Alguém pode pensar e disser “É só trabalhar, arranjar um emprego”, sim, se isso fosse fácil, falando tudo parece fácil, perfeito, como alguém com total ingenuidade do interior onde o único currículo que tem são os calos na mão feitos pelos cabos das enxadas serão aprovada para trabalhar num mercado cada vez mais exigente de experiência.

Ainda vivemos em uma sociedade onde o capitalismo e o poder aquisitivo vale mais que a inteligência.