Prontuário Eletrônico: Uma Nova Sensibilidade para as Clínicas Estéticas

Dentro de toda a visão que temos da tecnologia moderna é algumas coisas óbvias parecem nos escapar: como a tecnologia longe de criar vem a inovar os procedimentos, muitas vezes centenários, que acalentamos. Dito isso pensemos como isso é de sobremaneira estupendo e fascinante: a combinação e acumulação de parâmetros e técnicas de várias disciplinas puderam tirar o melhor de todas elas. É o caso do uso da tecnologia informática em sistemas médicos.

Prontuário Médico Eletrônico

Origem grega

Sistema é uma palavra de origem grega e latina que designa conjunto de procedimentos e componente coligada de maneira a formar um aglomerado coordenado visando um objetivo pré-definido. Em suma significa “combinar”, “ajustar”, “formar um conjunto” que tem um objetivo a ser cumprido.

Quanto mais esses elementos estão sincronizados em alcançar o objetivo proposto maior a sinergia entre eles. Sendo assim podemos definir que sinergia é a competência dentro de um sistema: quando baixa; sistematização ruim, quanto alta; sistematização boa. Dependendo dessa competência sistemática ocorre a homeostase que é manter meio interno estável, mesmo diante de alterações que ocorrem externamente ao sistema.

Sendo assim para aumentar a estabilidade do sistema e sua garantia em cumprir suas premissas é necessária uma constante atualização inovação da sinergia.

Eletro engenhosidade

Combinada com a Engenharia de Software, a saber, o campo da computação voltada à especialização, incremento, conservação e concepção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando coordenação, produtividade e qualidade.

Quando aplicada a manufatura de sistemas ela aumenta usa eficiência em termos produtivos ao mesmo tempo estabilizando sua própria produção multiplicada por sua própria sinergia.  Ao adicionar isso às funções primárias de um prontuário médico: síntese de todas as informações pertinentes ao tratamento e saúde do paciente visando maior precisão nos métodos relativos a seu tratamento. Ele também serve como forma de auditoria sobre a competência daqueles que o manuseiam demonstrando sua competência no caso de algum questionamento sobre as decisões dos profissionais envolvidos na vida médica indivíduo ali descrito.

Competência sensível

Ele traz uma nova sensibilidade sobre que se percebe em relação à vida do paciente ao conseguirmos percebê-lo de maneira mais organizada e complexa, ainda que sintética. E esse é o papel que se espera da estética.

Filosofia estética empresarial

Se a estética na percepção filosófica é o segmento da filosofia a beleza e seus fundamentos uma clínica estética tem de dispor de todos os elementos possíveis para que seus clientes e empregados possam entender que ali estão para cumprir os objetivos da filosofia máxima proposta por esse tipo de estabelecimento: criar e fazer sentir a beleza em todos os possíveis componentes desse sistema: profissionais, local, vestimenta e finamente, organização.

Com o prontuário eletrônico esses objetivos ficam mais claros a todos os envolvidos inclusive os clientes que têm acesso a todos as informações imperativas para que possam de fato ter claro o que se espera em termos da beleza eu lhes é oferecida. Uma estética moderna pode ser descrita como aquela que o mantém ligado ao mundo circundante, ao mesmo tempo em que, cumpre com as promessas e perspectivas projetadas: forma e função combinadas aumentam a sinergia e mantém a homeostase.

Por tudo isso é que o uso de prontuários eletrônicos em clínicas estéticas acima de tudo se completa uma ao outro: a sinergia da beleza corporal e da organização informática, criando a estética do belo.