Programas de sobrevivência em alta na televisão

Talvez a Psicologia seja capaz de descrever o que faz com que as pessoas fiquem tão fascinadas ao observar outro ser humano passando por situações-limite e tentando sobreviver em condições extremas. O fato é que os programas de sobrevivência estão cada vez mais populares e atraindo audiência. Embora haja muita crítica acerca da verossimilhança desse tipo de atração, isto é, do que é verdade e do que é fantasia, os formatos fazem sucesso. Confira algumas dessas atrações a seguir:

Largados e pelados

Em Largados e pelados, uma dupla formada por um homem e uma mulher deixa a confortável vida na civilização e parte para um destino paradisíaco e remoto para sobreviver por 21 dias. Eles não podem levar nenhuma peça de roupa e contam apenas com um objeto de sobrevivência que cada um deve levar. A dupla é incumbida de construir um abrigo, fazer fogo, obter água e alimentos. Não raro, os participantes desistem antes de completar o tempo, especialmente se as condições do local forem muito adversas. Tailândia, Belize, Guatemala e Nicarágua são alguns dos destinos cruéis. Atualmente em sua segunda temporada, os episódios podem ser vistos pelo Discovery Channel e pelo CS Claro.

Survivorman

Mais uma produção da Discovery, Survivorman é apresentado pelo produtor de filmes de sobrevivência canadense Les Stroud. Ele passa uma semana nos locais mais inóspitos do mundo mostrando como sobreviver. Apesar das adversidades, o apresentador não perde o bom humor.

À prova de tudo

Programas de sobrevivência em alta na televisão

Apresentado por Bear Grylls, trata-se de um dos programas mais didáticos e instrutivos em termos de técnicas de sobrevivência em áreas remotas. O famoso apresentador tem vasta experiência: já escalou o Everest, foi soldado do Serviço Aéreo Especial Britânico e travessou o Atlântico Norte em um pequeno barco inflável. Com programas em todos os continentes, Grylls é deixado em ambiente isolado e precisa retornar à civilização, superando diversos desafios.

Sobrevivente Selvagem

Atração do NetGeo, é apresentado pelo especialista em sobrevivência Phil Breslin. O australiano adepto de meios sustentáveis se utiliza de métodos de sobrevivência de povos ancestrais para superar as adversidades. Abandonado apenas com a roupa do corpo em ilhas remotas, ele segue seus instintos para chegar à Austrália.

Homens da Montanha

Produção do History, Homens da Montanha conta a saga de indivíduos que escolheram habitar as regiões mais adversas dos Estados Unidos, como Alaska, Arizona e Montanhas Rochosas. Com técnicas antigas, aperfeiçoadas ao longo do tempo, eles devem caçar para sustentar suas famílias. É uma verdadeira corrida contra o tempo, já que é preciso garantir o sustento o quanto antes para atravessar os meses de inverno. É apontado como uma das produções mais genuínas do gênero, inspirando programas semelhantes, como Homens do Gelo, do Discovery, e Homens da Neve, também do History.