Programa SNGPC – Software para Farmácias e Drogarias

Veja logo abaixo algumas perguntas importantes a respeito da implementação de tua farmácia no padrão SNGPC:

1. O que é a sigla SNGPC?

O SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) vem a ser um mecanismo eletrônico visando recuperação e controle de informações em relação à fabricação, comercialização e utilização de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial.

2. O programa SNGPC vem a ser um software de computador que irá ser distribuído pela Anvisa às farmácias?

Não. Cada estabelecimento deverá contar com um programador para computadores que vai produzir ou ajustar um software já presente no estabelecimento visando a produção do arquivo XML. XML(eXtended MArkup Language) é uma linguagem de marcação e foi determinada conforme padrão de transmissão de dados para o software SNGPC. As diretrizes em virtude de adaptação a esse padrão tem a possibilidade de serem obtidas em tutoriais acessíveis no website do SNGPC: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/index.asp

3. Quais são os estabelecimentos os quais deverão integrar o SNGPC?

O programa SNGPC para drogarias e farmácias privadas é a 1ª etapa do plano maior, integrante da Política da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que deverá, em breve, englobar toda a cadeia de fabricação (drogarias hospitalares e públicas, indústrias e distribuidores).

4. Todos os estabelecimentos (farmácias, fábricas e distribuidoras) terão que integrar o sistema SNGPC?

Não. Nesse 1º instante unicamente as farmácias e drogarias particulares deverão se cadastrar.