Produção de Energia: Uma Realidade Escondida

Você sabia que uma grande proporção da energia do mundo vem da queima de carvão? E que esta é provavelmente uma das principais origens dos gases de efeito estufa, apontado por muito tempo como sendo o principal culpado das mudanças climáticas?

É difícil imaginar que cada vez que você liga algum eletrodoméstico, você está sendo em parte responsável pela emissão de toxinas para a atmosfera, mas na realidade é precisamente isso que está acontecendo.

Carvão para produzir energia

Carvão para produzir energia

As estimativas variam, mas é sabido que nos Estados Unidos, em torno da metade de toda eletricidade produzida é derivada do carvão. Na China, o país mais populoso do planeta, o carvão representa mais de três quartos do uso de toda a energia daquela nação.

O carvão é queimado para produzir calor, e depois a alta temperatura é usada para transformar água em vapor. Este vapor é elevado a uma alta pressão e, em seguida, passa pelas turbinas, as fazendo girar. É essa rotação de turbinas que gera a energia elétrica.

Embora existam outras fontes de calor para o vapor (como por exemplo, nuclear, geotérmica e gás natural, entre outros), o carvão é de longe a mais popular fonte de energia utilizada.

A queima do carvão libera uma grande quantidade de gases de efeito estufa juntamente com outros sólidos nocivos diretamente no ar. Alguns dos poluentes do ar produzidos são:

  • O dióxido de carbono – o maior responsável pelo aquecimento global,
  • SO2 (dióxido de enxofre) – que provoca a chuva ácida, quando misturado com água,
  • Óxido de azoto – uma contribuição significativa para a poluição atmosférica
  • Monóxido de Carbono (CO) – um veneno, muito perigoso para respiração humana
  • Hidrocarbonetos e compostos orgânicos voláteis
  • Metais nocivos como mercúrio e arsênico, por exemplo,
  • Chumbo e cádmio

Empresas de geração de energia, assim como qualquer outra empresa, dão respostas à demanda por energia elétrica. Se há uma demanda grande por energia elétrica, é certo que alguém vai ganhar dinheiro em produzi-la. E enquanto a queima do carvão está entre as formas mais convenientes e baratas para gerar eletricidade, então ele irá, naturalmente, continuar a ser utilizados.

Assim, num sentido muito real, cada vez que você ligar uma máquina de lavar ou um interruptor de luz, em algum lugar certamente haverá carvão a sendo queimado para produzir a energia elétrica que você está utilizando.

Neste momento, existem várias fontes de energia renovável que estão começando a se tornar mais comuns. Energia solar, eólica, hidroelétrica e, mais recentemente, a energia das ondas ainda estão sendo utilizadas e transformadas em energia elétrica. Nesta era científica sofisticada estamos descobrindo que quase qualquer forma de energia pode ser transformada em energia elétrica. Com os avanços destas tecnologias, o aproveitamento desta energia natural para nosso próprio uso pessoal está se tornando muito mais viável.