Problemas Ligados à Memória RAM

Percebemos todos os dias, em nossas casas, que aparelhos eletro-eletrônicos costumam vez por outra apresentar algum tipo de problema. Agora, imaginar que eles apresentam problemas assim, mesmo quando estes aparelhos são projetados para executar apenas um tipo de tarefa, o que pensar então, de um computador que é projetado para executar várias tarefas e muitas das quais ao mesmo tempo? Daí, se explica o porque dessas máquinas serem tão problemáticas, talvez nem seja bem o termo a ser usado, já que se formos comparar esses problemas com a eficácia que essas máquinas nos traz, talvez nem pensemos mais dessa forma. Nesse tópico, apresentarei algumas soluções de problemas ligados à memória RAM.

O computador aponta falta de memória

Pode acontecer de vir mensagens de que o micro está sem memória. Nesse caso pode ser uma simples configuração da memória que não esteja correta ou, se está corretamente configurada, pode ser que a memória livre ainda existente, não seja suficiente para executar um determinado programa ou arquivo.

Solucionar – feche todos os programas que não estejam sendo usados no momento e salve as informações importantes dos programas que ainda estão abertos. Isso é para o tempo presente. Mas, já pensando mais a frente, considere a possibilidade de instalar memória adicional. Para isso, é possível que você nem precise de um serviço especializado, pois, muitos computadores jé vem com essas instruções, é só segui-las.

O computador liga, mas não inicializa

Pode ser um mau contato com os módulos d memória. Veja se estão bem encaixadas e aproveite para, ao tirá-las, passar uma borracha de vinil em seus contatos, pois, nestes, acumula sujeira e essa sujeira pode causar um mau contato. Após limpá-las e encaixá-las em seus slots e ainda persistir o problema, troque-as de slot.

O computador reinicia no meio do boot

Esse é outro problema normalmente ligado à memória defeituosa. Para esse caso, você pode aplicar o mesmo procedimento feito acima, limpando os contatos da memória com a borracha de vinil (aquela borracha branca e simples, de escola) até ficar com seus contatos dourados.

Atenção

Evite tocar com os dedos nesses contatos, pois, a eletricidade estática do seu corpo pode queimar essas memórias.

Uma mensagem de erro de execução é apresentada pelo computador

Nesse caso, somente em algumas circunstâncias, é possível alterar as configurações no CMOS Setup, por exemplo, como estado de espera da memória. Mas, para resolver mesmo esse problema, considere a substituição da memória. Veja mais em Mundo com Informática.