Problema do Excesso de Peso

Problema de Excesso Peso

Problema de Excesso Peso

O excesso de peso, em alguns casos obesidade, é conhecido como a grande epidemia do século XXI. A alteração do estilo de vida com a adopção de hábitos pouco saudáveis que não incluem uma dieta equilibrada e uma rotina de exercício físico, em muito tem contribuído para o aumento de peso da população. Em Portugal, quase 52% das pessoas têm excesso de peso, sendo a prevalência da obesidade superior a 18%. Estima-se que em 2025 o número de obesos no mundo será de 300 milhões, pelo que é urgente inverter esta tendência.

A obesidade é uma doença crónica que afecta homens e mulheres de todas as idades, etnias e estratos sociais, tendo maior prevalência nos países desenvolvidos. Com a alteração dos hábitos alimentares e a introdução do “fast food” tornou-se inevitável o problema da obesidade, com cada vez mais jovens a tornarem-se obesos.

Para além do desconforto físico e estético que esta doença provoca, a obesidade pode levar a problemas mais graves de saúde como a diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, osteoartroses, entre outros, os quais se podem revelar potencialmente fatais.

Para combater a obesidade e o excesso de peso e assim reduzir o risco de contrair doenças fatais, deve adoptar-se um estilo de vida saudável, com uma dieta baixa em calorias, inferior a 1900 kcal nos homens e a 1400 nas mulheres e uma rotina de exercício físico diária, onde constem exercícios aeróbicos e de tonificação muscular.

Se para além destas alterações a perda de peso não se revelar suficiente, existem tratamentos de prescrição médica que podem ajudar a acelerar o processo. Um exemplo deste tipo de tratamentos é o Xenical®, cujo princípio activo é o orlistato, que bloqueia 30% da gordura ingerida em cada refeição, levando a uma perda de peso de mais de 10% do peso corporal. O ato de comprar Xenical® ou Orlistat apenas pode ser realizado através de receita médica, pelo que uma consulta presencial ou uma consulta médica online na internet são imprescindíveis para a aquisição deste medicamento. Após uma avaliação cuidada do historial médico do paciente, poderá ser prescrito o Xenical® para a perda de peso, de forma a tornar os esforços de combate à obesidade mais visíveis.