Portão Basculante, por que comprar um?

Um passo importante na construção da sua residência é a escolha do melhor tipo de portão para sua entrada. Basicamente, existem três tipos mais utilizados: o basculante, o pivotante e o deslizante. Saiba por que comprar um portão basculante:

Qual a diferença entre os tipos de portão disponíveis no mercado?

 

Os portões basculantes são aqueles que quando é aberto desliza verticalmente. Já o portão deslizante é aquele que quando é aberto se movimenta horizontalmente. O portão pivotante é aquele que abre como uma porta ou janela. É fácil perceber no dia a dia a diferença entre eles.

 

Para escolher o portão ideal, é preciso analisar o espaço disponível. Em muitos casos, por exemplo, não há espaço lateral na fachada para um portão deslizante, então é imprescindível o portão basculante.

 

Além disso, é preciso observar também o projeto arquitetônico e referências estéticas de sua residência, que podem casar melhor com determinados estilos e influenciar na escolha do portão.

 

Como funciona o portão basculante?

 

O modelo de portão basculante é aquele que abre para cima e não precisa de tanto espaço livre como os outros citados. Pode ser a solução ideal para a construção que quer aproveitar cada espaço da garagem.

 

A abertura é feita na vertical, onde a base de sustentação dele corre dentro de uma espécie de trilo nas laterais direita e esquerda, permitindo assim a sua abertura e fechamento.

 

Quais as vantagens de escolher o portão basculante?

 

Além da economia de espaço, outra vantagem do portão basculante, seja ele automático ou manual, é que quando fechado esse tipo de portão não toca o chão, o que evita o processo de corrosão do material, que ocorre devido ao contato e raspagem do portão.

 

Atualmente, os portões basculantes são os modelos mais utilizados, pois oferecem também comodidade, além de serem bonitos visualmente. Algumas vantagens do portão basculante são:

 

• Segurança
• Dificulta o risco de assaltos e furtos;
• Funciona manualmente no caso de falta de energia elétrica.
• Consome pouca energia;

• É resistente e durável;
• Permite diversos tipos de acabamento.

 

Entretanto, é importante ressaltar que problema do portão basculante é que quando ele abre acaba invadindo a calçada, em locais muito movimentados pode até acontecer alguns acidentes com pedestres.

 

Em algumas cidades existe inclusive legislação especifica para essa questão. Se você está pensando em optar por esse modelo é preciso ficar atento as leis locais e normas vigentes relacionadas ao uso dos portões basculantes.

 

Como garantir que não terei problemas com meu portão?

 

Independente do tipo de portão escolhido é preciso estar atento a alguns cuidados durante a instalação e vida útil, para garantir menos gastos com manutenção e evitar futuros prejuízos. Podemos destacar:

 

• Escolha um profissional de confiança

Ao contratar alguém para fazer a instalação ou reparos no seu portão, é importante escolher uma serralheria de confiança. Procure buscar referências dos serviços anteriores do profissional que você vai contratar.

 

Evite contratar empresas que não tenham experiência na instalação de portões basculantes, e se possível, converse com antigos clientes. Quando for negociar tanto o portão quanto a mão de obra, não coloque o preço em primeiro lugar. Compare todos os benefícios que você pode conseguir com um portão e serviços de qualidade.

 

Porém, independentemente do tipo de serviço a ser contratado, tome os mesmos cuidados: trate em contrato os termos de produção, como materiais e prazos, bem como se a empresa se compromete a instala-lo, dá garantias e oferece suporte adequado.

 

• Faça manutenção adequada

O segredo para uma vida mais longa de seu portão é manter a manutenção preventiva regularmente. Se você optar um portão basculante fique atento com a manutenção, isso evita que o prejuízo seja maior no futuro.

 

• Cuidados com a segurança

Por melhor que seja seu portão, não confie somente na trava automática. Caso você faça uma viagem ou vai deixar o seu portão algum tempo sem utilizar é bom se prevenir com um cadeado.
O portão pivotante costuma ser o menos seguro. Outra questão importante é dar preferência a portões com abertura e fechamento rápidos, esta característica é essencial nos dias de hoje.

 

Agora você tem condições de comprar o seu portão com segurança. Aproveite os benefícios que os portões basculantes podem trazer para sua residência!