Porque Você Deve Considerar Instalar Uma Porta Blindada

Instalar uma porta blindada, a princípio, pode parecer uma ideia maluca ou, pelo menos, exagerada. Mas o fato é que com o aumento da criminalidade nos grandes centros urbanos, ter uma porta desse tipo pode frustrar a tentativa de arrombamento por parte dos ladrões.

Uma porta fabricada corretamente e obedecendo as Normas Técnicas existentes pode levar de 6 a 8 horas para ser desmontada com a utilização de ferramentas. Nesse tempo o ladrão já desistiu ou a polícia já apareceu. Esse é sem dúvida um motivo fortíssimo para ter esse dispositivo em casa ou no apartamento.

Os sistemas de segurança convencionais como câmeras e cercas elétricas são muito eficientes, com a adição de uma porta blindada, as possibilidades de assalto ou invasão diminuem consideravelmente, conforme alguns profissionais de segurança consideram e observam.

Porta blindada

Porta blindada

Vantagens de ter uma porta blindada

Quando uma pessoa instala uma porta blindada ela não está pensando em se defender de projéteis de armas de fogo, mas sim na possibilidade de tornar a invasão de sua residência quase impossível.

Existem vários níveis de blindagem, porém as portas existentes nas residências, não podem passar pelo processo como acontece com os automóveis. É preciso instalar o dispositivo completo, que inclui os batentes e a fechadura.

O material utilizado para fazer uma porta blindada é o aço balístico e elas são produzidas em tamanho padrão. Os batentes e fechaduras fazem parte do conjunto já que a instalação precisa ficar completamente perfeita e alinhada e também obedecer as especificações técnicas pertinentes para cumprirem sua função corretamente.

Ao contrário do que as pessoas pensam as portas blindadas não precisam parecer uma tábua com fechadura. Elas podem receber vários tipos de acabamentos e também podem ser de vários tipos como de correr ou de vidro. A parte estética não ficará comprometida apenas porque a porta possui blindagem.

Existem vários níveis de blindagem, e o mais comum para portas é o III-A que também é o mais utilizado para automóveis. Esse nível suporta tiros de armas calibre 22, 38, Magnum .357 de ponta macia (soft point), Magnum .44, pistolas 9 mm e submetralhadoras Uzi. É uma proteção bem reforçada para residências e empresas.

Muitas pessoas acabam instalando a porta blindada para proteger algum cômodo da casa (os chamados quartos do pânico), conseguindo assim ter um local seguro em caso de invasão. Porém, algumas portas blindadas são instaladas na entrada principal da casa também.

As fechaduras de portas blindadas são diferentes das portas comuns e podem ter a partir de 4 pinos, existem fechaduras com 8 pinos e hoje em dia a tecnologia permite a produção de chaves não permitem cópia. Esses dispositivos aumentam ainda mais a segurança dos moradores da residência.

Antes de comprar uma porta blindada, faça uma cotação em, pelo menos, três empresas. Preste atenção se elas possuem toda a certificação necessária para fabricar e comercializar esse tipo de produto. O Ministério de Defesa e o Exército emitem os certificados necessários para os fabricantes desses produtos, e sem esses documentos a empresa não pode vender e produzir equipamentos blindados.