Por que usar carpete de madeira em residências?

O carpete madeira é uma opção clássica e é formado por uma série de diferenciais, que podem variar entre opções maciças e menos maciças – porém, todas agregam um grande aconchego e estilo aos ambientes, por conta do material proposto. Justamente por isso, ele é um dos queridinhos para compor muitas decorações.

Por que usar carpete de madeira em residências?

Quem ainda não conhece essencialmente esse tipo de material precisa saber que muitas características envolvem o seu diferencial e podem ser pontos de decisão de compra, especialmente para quem possui dúvidas acerca da decoração que irá compor a sua residência.

Uma das dúvidas mais comuns levantadas por muitas pessoas é relacionada ao fato de se confundir o carpete feito de madeira com o piso laminado.

Quer saber como afastar essas dúvidas e fazer a escolha mais adequada ao seu gosto e suas necessidades? Saiba mais:

Carpete de madeira – o que é e quais são suas características?

Esse estilo de piso é formado por réguas bem finas que são revestidas por lâminas de madeira natural – o que faz com que ele seja conhecido como carpete de madeira.

Cada uma dessas réguas pode ser encaixada uma ao lado da outra, com o intuito de formar como resultado final o revestimento de madeira desejado – muitos instaladores denominam essa instalação como piso flutuante.

O mais interessante é a sua versatilidade – isso porque ele pode ser instalado sobre o próprio contrapiso e até mesmo sobre um piso frio já previamente instalado. Para manter as réguas mais protegidas, também é necessário usar uma manta entre o piso e o carpete – isso também ajuda a manter o piso mais regular.

O sistema de encaixe ainda permite que a instalação seja essencialmente rápida e prática, sem grandes transtornos ou sujeira, permitindo, ainda, que o revestimento seja uma ótima escolha para projetos que precisam contar com um menor prazo de execução.

A recomendação para essa opção de piso é mais favorável a ambientes que possuem uma baixa circulação de pessoas – isso inclui, por exemplo, ambientes como quartos, closets ou salas que não tenham grande trânsito de pessoas.

Conheça as vantagens de escolher o carpete de madeira para sua casa!

Confira abaixo algumas das principais vantagens em escolher esse tipo de piso para sua casa:

  • Muita praticidade e agilidade para seu dia a dia: a instalação é essencialmente rápida e essa é uma das características mais marcantes desse piso. Como ele precisa ser somente encaixado, em poucas horas pode-se ter o ambiente com um piso novinho em folha, sem ter que limpar sujeira ou lidar com entulho.
  • Valores: seu valor é extremamente vantajoso, principalmente quando comparado com os pisos de madeira natural – que são bem mais caros. Isso ocorre porque ele não é feito de madeira maciça e somente se inspira em alguns tipos de madeira. O efeito visual, porém, não deixa nada a desejar!
  • Visual: certamente, a imitação da textura da madeira é perfeita! Os ambientes ficam mais aconchegantes e confortáveis, agregando, ainda, mais beleza para sua decoração, que poderá seguir uma série de linhas decorativas diferentes, de acordo com o seu gosto.
  • Muito mais conforto no seu ambiente: seu isolamento térmico ajuda a manter os ambientes com uma temperatura muito mais estável e confortável, sem que o ambiente fique muito quente ou frio – temperatura na medida certa, atrelada ao bom gosto que se deseja como resultado final!

Cuidados com a limpeza diária

Ele não possui boa resistência à água, o que não permite que seja lavado. Produtos com características abrasivas também não devem ser aplicados.

A limpeza, contudo, é bastante simples – basta varrer a superfície com uma vassoura de cerdas macias e usar um pano bem torcido – se quiser usar limpadores perfumados no ambiente, não há problema, desde que o piso não fique encharcado.

E você? Que tal decorar seus ambientes com o carpete de madeira? Se você prioriza conforto, sofisticação e bom gosto, certamente não irá se arrepender dessa escolha!