Plataformas de Execução

Pacotes (framework) AMP

Existem várias plataformas de execução orientadas à web para a publicação de aplicações. Os principais são os da MS® baseados no servidor IIS – Internet Information Server que executa aplicações .net, asp e vários scripts como vbs, jsp e php;  a plataforma baseada em Java da Sun com o Apache como servidor de geração de página dinâmica, sob essa mesma plataforma existem outros serviços de geração de páginas dinâmicas são jboss, weblogic.

Todas essas utilizam os principais sgbdr do mercado. Atualmente a plataforma que mais tem se destacado são as “AMP” anacronismo de Apache, MySQL, e PHP, devido a de suas excelentes características tais como já ter nascido em para ambiente web, ter licença GPL, altamente confiável devido a seu uso massivo e consagrado. Porém, não é um ambiente de fácil instalação e configuração para o pessoal não técnico. Dessa maneira, surgiram vários programas que “embalam” esses programas tornando-os simples de instalação e sem a necessidade de configuração e prontos para utilização.

Classificando-os por ambiente operacional, segue abaixo lista dos que mais se destaca:

Linux:

LAMP: L é de Linux, é clássico, i.é, instala o apache, mysql, o php.

XAMPP : Veja abaixo.

Cross Plataform:

XAMPP : X é referencia a sua habilidade de instalação em vários ambientes operacionais. Além do AMP o segundo “P” significa PEARL ou PYTHON que são poderosas linguagens interpretadas que proporcionam acesso interno ao sistema operacional e outros recursos não disponíveis em ambiente web.

XAMP: Este de difere do anterior pois oferece ambiente em XML e xls  o que proporciona melhor design de suas páginas, porém, ainda está em fase beta. Oferece, também, ambiente de desenvolvimento aderente ao modelo MVC (Model, Veiw, Controller) onde os dados (model) está separado do layout (view)  e um componente que interage entre os dois (controller).

WINDOWS®:

XAMPP: Veja acima. Sob Windows ® necessita estruturamento interno idêntico ao wamp5. Possui versão “portable” que disponibiliza ambiente sem a necessidade de instalação podendo ser utilizado diretamente em pendrive chamado xampplite.

WAMP5:  Ou wamp server é funcional sob ambiente Windows ®. Possui mais componentes que o xampp para seu próprio estruturamento como o SqlLite, sqlliteadmin e zenda optimizing, indicando que sob Windows é necessário mais componentes para tornar factível sua utilização.

VERTRIGO SERVER: Idêntico ao WAMP5 em seus componentes. Possui versão “portable”. Não funciona sob ambiente Windows Vista ®.

CDSITE: Ambiente parecido com WAMP mas não possui o sqllite e utiliza utilitário de agendamento de tarefas chamado wincron, o que indica ambiente com características de unix.

Por opção indico o melhor sendo o XAMPP pelos fatos de ser multi-plataformas, possui versão “portable” e sua utilização é extremamente fácil e é um dos ambientes AMP mais utilizados. Seu único problema é sua documentação que é, com exceção do FAQ, toda em alemão.