Plantas e madeira na decoração doméstica

Por muito tempo, o luxo e o requinte foram muito almejados em termos de decoração. Com o passar do tempo, no entanto, as pessoas passaram a mergulhar em rotinas cada vez mais corridas e estressantes e passaram a desejar que seus lares se tornassem refúgios de conforto e tranquilidade. Diante dessa nova linha de pensamento, a combinação da madeira com plantas tornou-se vantajosa e cada vez mais apreciada, no sentido de criar um “pedacinho de natureza” mesmo no mais moderno e urbanizado apartamento de cidade grande.

Por que usar madeira?

A utilização da madeira nos projetos residenciais é repleta de vantagens. Ela produz um ótimo efeito térmico e acústico nos ambientes em que é aplicada. Além disso, o material dá um tom mais rústico, sem perder a elegância e a sofisticação. O piso de madeira, em especial, faz muito sucesso porque deixa os lugares mais aconchegantes, em oposição a outros tipos de piso, considerados mais “frios”.

Plantas e madeira na decoração doméstica

Onde a madeira pode ser utilizada?

Uma grande vantagem da madeira é que ela é naturalmente discreta e pode ser utilizada em basicamente qualquer projeto. Ela pode ser combinada com vários outros materiais e cores, podendo ser pintada ou envernizada, sem que isso prejudique a decoração geral do ambiente. Há uma diversidade de usos da madeira em piso, como assoalhos, tacos, pisos laminados, pisos prontos, pisos maciços e rodapés. Saindo do chão, a madeira também pode ser empregada em escadas, corrimões e forros.

É crescente também o uso da madeira em elementos de natureza mais decorativa, tanto na área interna, como é o caso dos painéis, quanto na área externa, como é o caso dos decks, brises e pergolados. Esses elementos são tendências atuais e criam ambientes bonitos e ótimos para descanso e relaxamento.

Que tipo de plantas podem ser aplicadas na decoração?

Há uma infinidade de plantas que podem ser utilizadas na decoração doméstica. Em geral, costumam destacar-se as orquídeas, bromélias, azaleias, cactos, lírios, girassóis, violetas, margaridas e begônias. Nos ambientes externos, as palmeiras, samambaias e singônios são ótimas opções.

A escolha das espécies deve respeitar alguns fatores, como exposição ao sol, tamanhos, tipos de solo necessários e acesso a correntes de ar.

Por que usar plantas na decoração?

É comprovado que a presença de plantas em casa deixa o ambiente mais fresco e o ar mais puro, além de dar mais cor e vida aos lares. Especialmente as que produzem flores, as plantas são elementos naturais de decoração.

Quando combinadas com a madeira, produzem composições harmoniosas, como “protótipos da natureza”. Trepadeiras, por exemplo, são muito utilizadas em pergolados de madeira. Essas combinações são delicadas e podem ser realizadas com base no jeito de cada dono e de cada residência, de uma maneira mais personalizada. A simplicidade é, às vezes, a maneira mais fácil de se chegar à elegância.