Planilha de Gastos – Suas Despesas nas Nuvens

Planilha de gastos

Planilha de gastos

Controlar as despesas com um sistema online, a partir do smartphone é prático e cômodo, mas exige disciplina.

Planilha de gastos – suas despesas nas nuvens

A moda agora é colocar dados na nuvem. Não se assuste! Não se trata de aumentar suas despesas, mas sim controlá-las com aplicativos online. A popularização da internet está mudando o eixo da tecnologia para sistemas hospedados em servidores online, as chamadas nuvens de computação. O conceito de computação em nuvem é mais complexo do que simplesmente colocar aplicativos na internet, mas o que interessa aqui é a opção de ter uma planilha sempre disponível.

Os sistemas online estão buscando a integração entre os dispositivos de acesso. Assim, se você tem uma planilha online, poderá atualizar seus dados a partir do computador, tablet, notebook ou smartphone. O que interessa em uma planilha eletrônica de gastos é realizar os lançamentos de despesas assim que acontecem. Quando deixamos a para depois, acabamos nos esquecendo ou achando que a despesa foi irrelevante e quebramos o propósito de controlar.

Normalmente, os aplicativos para smartphones são idênticos aos usados em computadores. Afinal, um smartphone é um computador em todos os sentidos. A única diferença é a forma de exibição, que fica adaptada ao tamanho e formato da tela. A quantidade de dados exibidos por tela é reduzida para melhorar a visualização. Fora isso, o sistema é o mesmo e o banco de dados também. Os sistemas online possuem funções que reconhecem o tipo de equipamento que está acessando a internet. Assim, se você acessa pelo computador, é exibida uma tela convencional, maior, com mais informações. Se acessa pelo smartphone, é exibida uma interface adequada ao equipamento.

As planilhas eletrônicas são cômodas e práticas. No entanto, para efeito de eficiência, não faz muita diferença usar uma planilha eletrônica de alta tecnologia em smartphone ou tablet ou simplesmente anotar tudo em um caderno. Se você não for firme em seu propósito de cortar gastos e registrar tudo com eficiência, nenhuma tecnologia vai ajudar em sua organização financeira. O máximo que vai conseguir é gastar um pouco mais com o pagamento das despesas com tecnologia.