Planilha de Gastos para Reduzir Despesas

Planilha de controle financeiro

Planilha de gastos

Para controlar as finanças é preciso conhecer as despesas e pensarem maneiras de reduzi-las.

Planilha de gastos para reduzir despesas

Já pensou em fazer uma planilha com o objetivo de reduzir despesas? Normalmente, as planilhas têm como finalidade comparar as receitas e despesas de uma casa para ver o quanto ainda se pode gastar. Mas em certas situações, uma planilha pode ser feita para verificar o quanto estamos gastando e o que pode ser reduzido nas despesas. Algumas despesas podem ser reduzidas com medidas simples. Por isso, uma planilha de controle pode ser muito útil na hora de economizar dinheiro.

Um exemplo são as contas fixas, como energia, água, celular e combustível. Se você colocar essas despesas em uma planilha, pode estabelecer metas de redução. No caso da energia, medidas simples, como usar racionalmente o ferro elétrico, o chuveiro, as lâmpadas, a máquina de lavar, o ar condicionado podem reduzir consideravelmente o valor da conta. Em alguns casos a conta cai pela metade. O mesmo acontece com a água. Coisas simples comoa regulagem das descargas, o tempo de uso do chuveiro e da máquina de lavar, o uso da torneira podem gerar enorme economia.

Depois de fazer uma planilha de gastos, você vai ver que é possível gastar menos com o celular. Quem sabe ter um aparelho pré-pago seria mais viável que ter um pós-pago? Em vês de fazer certas ligações, por que não combinar códigos? Por exemplo, ao chegar à escola, em vez de ligar para o filho, não basta dar um toque para ele saber que você já chegou? Porque não aproveitar um pouco mais o uso do telefone fixo? Porque não eliminar o telefone fixo, se basta ter celulares pré-pagos?

O uso de combustíveis também pode ser melhorado. Combine com os colegas e dê carona, pegue carona, aproveite melhor os trajetos, faça menos viagens desnecessárias, programe suas saídas para aproveitar a viagem e fazer mais coisas. Combine com os amigos e vizinhos para levarem os filhos à escola em um mesmo carro, em regime de rodízio. Além de economizar dinheiro e tempo, você vai ajudar a preservar a natureza e diminuir o número de carros na rua.