Pintar Interiores – 4 Dicas para Saber Antes de Começar

Pintura interior é uma maneira econômica de embelezar e melhorar a sua casa. Uma boa mão de tinta pode dar a um quarto um look diferente e uma nova vibração, e é algo que você pode fazer sozinho. Pintura interior é a primeira habilidade que eu aprendi há muitos anos. Ainda ofereço serviços de pintura interior e hoje, para mim, isso é um hobby. Há muitos fatores a considerar quanto à pintura, e vamos descobrir o básico deles neste artigo.

Pintar Interiores - Tintas

Pintar Interiores - Tintas

1. Quanta tinta eu vou precisar? Antes de começar, você tem que determinar a quantidade de tinta que você irá precisar. você pode simplesmente fazer isso através do cálculo dos metros quadrados da sala que você está prestes a pintar. Comece medindo a altura da parede e multiplicando pelo seu comprimento, faça isso para todas as paredes da sala e some os resultados.

Em seguida, meça a altura e a largura de todas as janelas e portas da sala e multiplique-as individualmente e depois some os resultados. Agora, subtraia a soma total das portas e janelas de sua medição anterior das paredes. Isto lhe dará a área total que poderá ser pintada. Finalmente, divida esse número por 350, com uma calculadora.

O número total é a quantidade aproximada de latas você vai precisar para pintar o quarto, você pode adquirir mais uma lata extra ou duas para permitir mais demãos. Lembre-se que os rolos para pintar gastam quase o dobro de tinta que os pincéis!

2. Que tipo de tinta devo usar? Hoje, as pinturas para ambientes internos é feita através de tintas a base de látex, vinil ou à base de água. As tintas a base de óleo são geralmente usadas para aplicações ao ar livre. Tintas de látex para interiores vem em vários níveis de brilho diferentes: alto brilho, semi-brilho, acetinado, esmalte, plana, etc. A regra geral é quanto maior o “desgaste” de um cômodo, maior o brilho, por exemplo, áreas molhadas, como banheiros e cozinhas geralmente são áreas onde há maior agressão as paredes. Escolha pintar esses ambientes com alto brilho ou semi-brilho por causa da resistência, criando uma parede lisa e fácil de limpar. Tetos, que têm pouco ou nenhum tráfego, geralmente são pintados com tinta fosca, devido à sua suscetibilidade a manchas.

3. Que tipo de ferramentas e materiais eu vou precisar? Além dos pinceis e tintas em geral, você vai precisar de: rolo para pintura, plásticos de proteção, escada, panos de tecido, 1 litro ou mais de argamassa (para rachaduras) e varas para mexer a tinta. Mais ferramentas talvez sejam necessárias de acordo com a complexidade do que você for fazer.

4. Como faço para preparar a sala para pintura? Todo e qualquer mobiliário móvel deve ser retirado e colocado temporariamente em outra sala. Para móveis que não podem ser movidos, empurre-os para o centro da sala. Meça e corte o plásticos de proteção e cubra os móveis. Forre o chão logo abaixo de você com os panos. Tampe as pequenas fissuras e lacunas que você ver, principalmente em torno das janelas e portas, e espere secar antes de começar a pintar.