Pinguim Update X Agência de Marketing Digital

O que é Google Pinguin Update?

Pinguin Update ou simplesmente “Pinguim“, foi lançados em 24 de abril de 2012, mudando o algoritmo de busca do Google para penalizar sites que abusam de táticas ilícitas.penguin Ice-skating

Quais são as atualizações do Pinguim?

O Google Pinguim Update veio para punir sites que utilizavam táticas como spam e alguns outros fatores como veremos adiante:

Keyword Stuffing

Keyword Stuffing é uma das técnicas que ainda são utilizadas por “agências micreiras” que ainda acreditam que se encher uma página de uma determinada palavra chave a página ganha uma certa relevância e ganha posicionamento nos resultados orgânicos do Google.

Realmente á algum tempo atrás, isso chegou a surtir efeito e era considerado um fator de ranqueamento, porém o Google vem sempre atualizando seus algorítimos e quando tomou tomou tento desta informação, as páginas começaram a ficar sobre carregadas (spamadas). Então o Google percebeu o pessoal utilizando isso, para tomar proveito e ganhar ranqueamento.

Hoje este tipo de trabalho não surti efeito algum, pelo contrário pode lhe prejudicar.

Esquema e Compra de Links

Nós sabemos que o Google entende que um link é como se foce um voto para o site, e que quanto mais links apontando para um site maior sua relevância.

Porém algumas táticas como links recíprocos  compra de links ou qualquer outra forma que o Google possa entender que exista algum tipo de manipulação por trás, pode ser considerado spam e com isso seu site pode ser punido.

Cloaking

O Cloaking também é uma velha maneira de tentar manipular os resultados de buscas. Ele funciona da seguinte maneira:

Ele apresenta conteúdos ou URL’s para usuários (humanos) e apresenta outro conteúdo ou outra URL’s para o mecanismo de buscas. Isso faz com que o Google apresente resultados diferentes do que o usuário esperava.

Impacto do Pinguim Update nas Agências

Estas mudanças afetaram diversas empresas, mudando totalmente as estratégias utilizadas por agências que abusavam destas técnicas citadas a cima. Os sites atingidos por este update foram punidos, perdendo relevância e consequentemente posicionamento orgânico.

Os sites que sentiram mais impacto do Pinguim Update foram os sites que possuíam muitos links de baixa qualidade em agregadores de links por exemplo, por terem uma baixa qualidade o Google entende como Spam.

pos-update-pinguin-recuperacao-470x140

Como ficaram os sites após a atualização Pinguim Update? Veja neste artigo >> http://3xceler.com.br/artigos/pos-update-pinguim/

Como as empresas de Grande porte se Recuperaram?

Empresas maiores, com cacife para investir, podem contratar a ajuda de outras agências, ou aumentar o pacote de Link Building de qualidade para recuperar seus posicionamentos sem muitas perdas.

Como as empresas de pequeno porte se Recuperaram?

Já empresas menores, são incapazes de responder as atualizações tão rapidamente como o necessário, e acabam perdendo um bom tráfego e consequentemente vendas. Até hoje existem sites que não conseguiram se recuperar do update!grandes-empresas-vs-pequenas-empresas

Agência “Micreiras”

Antes de iniciarmos qualquer conversa sobre SEO muitas agência “micreiras” acham que SEO é apenas estar bem posicionado nos resultados orgânicos do Google, procure saber e conhecer melhor antes de fechar com qualquer agência, faça orçamentos, veja o planejamento e estratégia que cada uma tem para você.

Algumas agências acreditam que elas precisam obter muitos links de uma determina palavra chave, ou seja ela cria diversos textos sem finalidade alguma, apenas textos aonde se encaixam alguma palavra-chave que eles queiram fazer a ligação.

É preciso entender melhor o que realmente é o SEO, para criar estratégias de qualidade onde se trabalha relação entre empresa, marca e clientes e cria-se conteúdo de qualidade e claro sem esquecer do Google. Outras opções são as campanhas de links patrocinas e mídias sociais, que devem ser trabalhadas em conjunto.

Recomendo que as empresas fiquem sempre em cima de novas alterações em SEO, atualizações do Google seguindo publicações do setor para não ficarem pra trás. Se sua agência não se atualiza procure outra.