Pilates pra que? Vou fazer cesárea!

Especial pra você que acha que está numa propaganda de margarina: VOCÊ NÃO ESTÁ. Aqui fora, na vida real que acontece com quem está assistindo a propaganda pela tv, a coisa é mais complicada. A gente não sai flutuando pela casa só porque comeu torradinha com margarina cheia de bolha de ar; nossas roupas sujas não vão sozinhas do cesto pra dentro da máquina de lavar roupas só porque colocamos um sabão em pó com perfume de flores silvestres na gavetinha do dispenser; nós não andamos empinadinhas pela rua em nossas roupas levíssimas ao sabor de uma brisa suave que carrega pétalas de flores pelo ar quando estamos grávidas.

Não, minha amiga… nada disso. Se comermos torradinha demais vamos é afundar no chão (a única coisa que vai voar é o ponteiro da balança); se a gente mesma não meter a mão na roupa suja e jogar na máquina, amanhã a casa inteira amanhece fedendo desgraçadamente, mesmo que deixemos a caixa do sabão em pó com perfume de flores silvestres aberta no meio da casa pensando que é incenso; e quando saímos grávidas pela rua, temos nosso cabelo embaraçado por lufadas de vento vindas do nada, a fitinha de amarrar a bata fica ricocheteando como se tentasse atacar o pedestre ao lado e a única coisa que o vento vai carregar pelo ar é o lixo que o povo joga pelo chão. Mas até podemos andar empinadinhas, caso a gente se exercite pra isso, entrando num pilates para gestante ou coisa do tipo. Mas sem exercício, nem a empinadinha a gente dá.

Eu vou fazer cesárea, não preciso disso

processo-exige-muitos-esforcosÔ dó de você que pensa assim… E os nove meses com o bebê fazendo peso no barrigón, amiga?? Se você está no início da primeira gestação, então você não sabe de naaaaada, inocente. Não sabe o que a gravidez faz com a nossa pobre coluna! São cinco, dez quilos na frente do corpo pra carregar, tá pensando que é fácil?? Que nada… a gente tem que achar o ponto de equilíbrio pra evitar cair pra frente (e também pra trás).

Já viu raio-X de coluna de gestante? Nossa mãe… Depois procura no Google e me conta o que encontrou. Se você comparar uma coluna de uma mulher que não está grávida com a coluna de uma que está, vai notar a diferença sem ter curso de radiologia ou ortopedia. A lombar faz uma curva muito mais acentuada do que o normal pra manter o tórax, a barrigona e as pernas da gestante alinhadas de uma forma que ela consiga se locomover o mais perto da normalidade possível (sim, mesmo mulheres grávidas treinadas vão continuar andando feito patinhas nos meses finais). Com essa curvatura, a barriga vai lá pra frente e o tórax e as pernas (começando pelo traseiro) vão lá pra trás. Mesmo sendo uma adaptação normal providenciada pelo organismo, uma gestante sedentária passa aperto.

Isso porque a musculatura é muito, mas MUITO exigida nessa época. Estiramentos e torções podem acontecer dependendo do movimento realizado, isso sem contar as famosas dores nas costas, nas pernas e nos joelhos. É muito peso chegando em pouco tempo! Coitado do corpitcho… precisa de uma ajudinha, né?

Mesmo pra cesárea

pilates-para-gestantes-e-recomendado-durante-a-gravidezPor isso o pilates para gestantes é recomendado durante a gravidez de forma tão assídua, indiferente do tipo de parto que vai acontecer – já que, em qualquer caso, a mulher vai ter que passar pelos mesmos meses da gestação, suportando os mesmos aumentos de peso, etc.. Com os exercícios feitos direitinho, sob a orientação de uma fisioterapeuta bem bacana, o corpão da grávida passa pelos nove meses numa boa, sem dores nem desconfortos (ou pelo menos, eles não serão tão acentuados).

Mas mesmo depois do parto cirúrgico, o pilates traz um monte de benefícios, ora! Sua musculatura vai estar em forma, os braços fortes pra segurar o beb6e (que vai passar um bocado de tempo no seu colo), as pernas em dia pra quantidade de afazeres que vão aparecer, a coluna estará forte o suficiente pra reencontrar sue equilíbrio (ela vai ter poucas horas pra se refazer do peso extra que estava carregando, imagine o susto). Ou seja, toda a preparação física que você fez durante a gestação continuará rendendo coisas boas depois que o bebê já estiver coma carinha aqui do lado de fora! Olha que tudo! Inclusive, depois da famosa fase de “resguardo” e da remoção dos pontos, você vai conseguir entrar em forma mais depressa, já que o corpo está todo condicionado e longe do sedentarismo. Não é ótimo?

Então, dê uma força pra você mesma, mocinha. A perfeição das propagandas não é bem assim aqui na vida real.