Pilates: das Celebridades para Quem Quer Mudar de Vida

Paloma Bernardi praticando pilates

Celebridades como a atriz Paloma Bernardi amam o pilates!

Todos nós sabemos o quão o pilates é uma das atividades físicas mais benéficas para a saúde nos dias atuais. Essa prática, aliás, tem se tornado tão popular e querida mundo afora que muitas celebridades aderiram. São artistas de diversos ramos que não só são conhecidos pelo talento em sua respectiva arte, como ainda esbanjam muita beleza e condicionamento físico.

Dentre as estrelas nacionais, destacam-se Luiza Brunet, Gisele Bündchen, Deborah Secco, Camila Pitanga, Angélica e Reynaldo Gianecchini. Os gringos, por sua vez, também têm representantes de peso, como Brad Pitt, Julia Roberts, Jennifer Aniston e Madonna, essa última uma das primeiras a praticarem o pilates já na década de 90.

O principal motivo que leva as celebridades a praticarem o pilates é a boa forma. Afinal de contas, o pilates consiste em diversas séries de exercícios executados pelos músculos mais internos do organismo, sem impacto e sem repetições. Sendo assim, como a musculação profunda é exercitada, o corpo todo é fortalecido e a gordura é distribuída de forma mais homogênea e saudável. Isso pode ser verificado no abdômen sequinho e nos braços e nas pernas tonificadas de muitas dessas celebridades (que chegam inclusive a causar muita inveja!).

Além da boa forma, as celebridades também têm investido no pilates por causa da postura – algo que muitas vezes é simplesmente ignorado por outras atividades físicas e que traz muitas vantagens tanto ao corpo quanto à beleza. Você sabia que trabalhar a coluna significa trabalhar a elegância? Como o pilates fortalece os músculos da lombar e alonga toda a coluna ao longo de seus exercícios, a pessoa acaba ficando mais longilínea e com uma aparência mais sólida e autoconfiante. Não é à toa que os famosos, que precisam inspirar as pessoas ao seu redor, se preocupam tanto com isso!

 

Saúde mental

Mulher praticando pilates

Mais do que uma atividade física, o pilates combate o stress.

O pilates, contudo, tem vantagens que ultrapassam as barreiras da saúde física – e por isso as celebridades adoram. Mais do que uma mera atividade corporal, ele também é crucial e muito importante para o bem-estar da mente e do próprio espírito, tendo uma função comprovadamente desestressante.

Primeiramente, isso se deve ao fato de que o pilates exercita a respiração. O pilates exige que o praticante inspire e expire ar constantemente ao longo dos exercícios, expandindo sua caixa torácica e criando um hábito que é levado para além dos estúdios de pilates. Com isso, a pessoa pode evitar crises futuras de ansiedade ou grande tensão, já que a respiração reduz o nível de cortisol no sangue, hormônio que, quando em excesso, é responsável por esses problemas e distúrbios emocionais complicados.

Outro motivo que faz o pilates ser desestressante é o fato de que ele exige concentração e foco. São movimentos muito precisos que, se não realizados com cuidado, podem não só não ajudar o praticante, como ainda prejudicá-lo e machucá-lo. Sendo assim, com a cabeça concentrada, a pessoa consegue esquecer de seus problemas e fortalecer sua mente. Assim como a respiração, esse exercício também pode virar um hábito a médio prazo, já que o praticante saberá controlar seus múltiplos estados emocionais e ainda impedirá que sua mente o atrapalhe em seu dia a dia.

 

Discrição e isolamento

Aula de pilates

As aulas de pilates são ideais para quem quer tranquilidade.

Nós bem sabemos que celebridades têm uma vida agitada e, por isso, quanto mais práticas antiestresse elas utilizarem, melhor! Mas as celebridades não investem no pilates só por causa disso. Você com certeza já deve ter ouvido falar que o pilates não pode nem deve ser praticado por grupos grandes. Muito pelo contrário, o pilates é oferecido a grupos de no máximo 3 (três) alunos, já que o professor deve dar atenção máxima aos alunos, para evitar lesões, exercícios errados e sobretudo desatenção.

Por isso, as celebridades se sentem superconfortáveis com esse prática, já que ela permite a maior discrição e tranquilidade possível para essas pessoas tão famosas. E não precisa ser um popstar para se atrair por essa vantagem. Isso também é ótimo para iniciantes em atividades físicas, que precisam de algo monitorado e seguro, e para pessoas menos sociáveis, que não gostam muito de multidões.

 

E aí, quer mudar de vida?

As celebridades amam o pilates, mas, como você viu, são tantas as vantagens que você também merece fazer parte desse time cada vez maior de praticantes. Caso você queira mudar de vida e começar a ter um dia a dia mais saudável e positivo, que tal pensar seriamente em praticar pilates? Claro que você precisa ver quais são seus objetivos e o que mais combina com você, porém o pilates é uma ótima pedida para quem quer ter uma ótima forma – no corpo e na mente!