PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados

O livro PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados da Editora Erica (Autor: Walace Soares), apresenta de forma bastante simples desde os primeiros passos na linguagem PHP até os recursos mais avançados de orientação a objetos disponíveis na versão 5 da linguagem.

Dentre os diversos fatores positivos que o livro apresenta, identifiquei alguns em especial:

PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de Dados

PHP5 Conceitos e Programação

Linguagem Simples. O livro foi escrito para atender pessoas sem grandes conhecimentos técnicos. Ele usa termos do dia-a-dia e evita a linguagem rebuscada ou complicada, muito comum em obras técnicas.

Rico em exemplos. Há muitos exemplos que facilita a compreensão dos leitores. Alguns exemplos dispensam até teste no computador. Basta ler para entender.

Visão geral do PHP. Este é um ponto interessante do livro PHP5 Conceitos, Programação e Integração com Banco de dados. Ele começa falando das questões mais simples e triviais do PHP, como a sintaxe da linguagem, os tipos de dados, tags, comentários, entre outros; passa pelo uso intermediário do PHP com funções, manipulação de formulários e banco de dados; e termina com exemplos avançados de orientação a objetos.

Casos de usos. Para quem acompanhou o livro até o final, agora ele apresenta casos de usos mostrando uma aplicação prática e reunindo os principais recursos abordados ao longo do livro.

Recomendo o livro tanto para iniciantes que querem dar os primeiros passos com programação em PHP como para aqueles que já conhecem a linguagem e o conceito de programação para a internet. Muito indicado para alunos de cursos técnicos de programação ou curso de ciência da computação.

Conheça diversas dicas de desenvolvimento para a web no blog de tecnologia do Luis. Além de PHP, há muitos assuntos relacionados a HTML, CSS, ASP.NET e tecnologias empregadas no Desenvolvimento web.