Perseverança e Persistência

Leia com atenção o texto abaixo:

“Persistirei até alcançar êxito.

De hoje em diante reconhecerei que cada dia sou testado pela vida do mesmo modo. Se persisto, se continuo a tentar, se continuo a investir terei êxito.

Não ouvirei aqueles que choram e se queixam, pois tal doença é contagiosa.

Sempre darei um passo avante. Se este não resultar em nada, darei outro e mais outro.

Em verdade, dar um passo de cada vez não é difícil.

Trabalharei firme e permanecerei.

Devo fracassar muito para alcançar o sucesso definitivo.

Tentarei e tentarei e tentarei de novo. Cada obstáculo, considerarei como um mero atraso em relação ao meu objetivo e um desafio ao alcançe dos meus objetivos.

Jamais permitirei que o dia termine com um fracasso. Assim, plantarei a semente do êxito de amanhã e ganharei uma insuperável vantagem sobre aqueles que interrompem o trabalho a uma determinada hora.

Até onde o fôlego me acompanhar, persistirei. Pois agora conheço um dos maiores princípios do êxito, se persisto o bastante, vencerei.

Eu persistirei.

Eu vencerei.”

Pois bem. Como é possível ver, há todos é possível ter um objetivo na vida.

A capacidade que possuímos em realizar tudo aquilo que nos é proposto pela vida é medida pela persistência empregada em cada demanda. Porém, não raras as vezes, desistimos logo após os primeiros passos da caminhada.

Nem todos possuem a mesma garra, a mesma gana de vencer. Porém, também é verdadeiro que os objetivos almejados são diferentes uns dos outros. À paritir dessa colocação, podemos perceber que a persistência pode e deve ser trabalhada. A ansiedade, por sua vez, é a grande vila das maiores conquistas, na medida que ela age negativamente em função dos resultados, caracterizando o principal motivo da queda no vigor atribuído na busca dos objetivos.

Mas nem tudo são espinhos. Acredito na capacidade do ser humano, na medida que aprendemos com nossos erros e crescemos com eles. A experiência adquirida em cada etapa da jornada, seja ela positiva ou negativa, se vista com olhos atentos, nos torna mais fortes e persistentes, fazendo com que tenhamos, a cada passo, a perseverança de que o próximo passo será melhor que o anterior, pois, o maior aprendizado, por incrível que pareça, não reside no cumprimento do objetivo, mas no crescimento adquirido na jornada.