Período Fértil de uma Mulher

É importante para os casais e principalmente para as mulheres entender como funciona o seu corpo e mais precisamente o seu aparelho reprodutor. Tanto para aquelas mulheres que querem engravidar ou para as que não querem ter filhos é de extrema importância que se entenda o período fértil feminino .

É triste constatar que muitas mulheres e homens, a maioria adolescentes, não possuem informações básicas com a vida útil de um espermatozóide ou período de ovulação feminino. Vê-se facilmente em fóruns que muitas pessoas já começaram a sua vida sexual porém sem o mínimo conhecimento daquilo que deveria ser o básico da informação.

As fases pós-ovulatória e pré-ovulatória podem ser consideradas como uma das maneiras de se dividir o ciclo menstrual feminino. Na fase pré-ovulatória temos a menstruação e é uma fase que pode variar bastante. É esta fase que faz com que o ciclo menstrual feminino varie consideravelmente.

Já na fase pós-ovulatória varia de 13 a 15 dias mas com grande predominância dos 14 dias. Algumas pesquisas relatam que mais de 80% das mulheres têm a fase pós-ovulatória com duração de 14 dias, ou seja, nesta fase praticamente não há variação e é por essa razão que esta fase é geralmente considerada como a fase invariável do ciclo menstrual.

Para se determinar o período fértil de uma mulher considera-se que o óvulo se mantenha vido durante 24 horas e os espermatozóides possam se manter vivos por 72 horas. Considera-se também que o período fértil é de 7 dias, mas lembre-se que nestes 7 dias são contemplados 6 dias como margem de erro, pois como dito anteriormente, o óvulo vive somente 1 dia.

Muitas mulheres optam por usar a tabela de fertilidade para calcular o seu período fértil mas para isso é preciso ter o histórico dos últimos 12 períodos menstruais para se poder calcular com uma grande margem de acerto o período fértil.

Uma última dica que deixo é que essa tabela pode ser usada para se evitar a gravidez ou pelo contrário para facilitar a gravidez. Se o objetivo é evitar, então não se deve manter relações sexuais durante tal período. Mas se por outro lado o objetivo é engravidar, então as relações sexuais devem ocorrer com mais regularidade durante o período fértil feminino. Exemplificando: para cada dia que ocorra a relação sexual, pode-se descansar por 2 dias, isto porquê os espermatozóides sobrevivem por até 3 dias.